Filho de vereadora coleciona cargos e transforma boquinha em tradição familiar Prefeita de Ponta de Pedras entra com embargos e deverá recorrer da cassação Mutirão vai garantir hospedagem grátis para 200 visitantes durante a COP30

China reage e anuncia novas tarifas sobre produtos dos EUA de 125%

País indica que não aumentará tarifa para além do anunciado

  • 571 Visualizações
  • 11/04/2025, 10:45
China reage e anuncia novas tarifas sobre produtos dos EUA de 125%

A China aumentou as tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA de 84% para 125%, informou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado em um comunicado nesta sexta-feira (11).

 

Pequim pareceu indicar que não aumentaria suas tarifas sobre produtos americanos além de 125%, de acordo com um comunicado de um porta-voz do Ministério do Comércio.


“A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em uma piada”, disse o porta-voz.

 

“Se os EUA insistirem em continuar esse jogo de números com tarifas, a China não se envolverá. No entanto, se os EUA persistirem em prejudicar substancialmente os interesses da China, a China tomará contramedidas e lutará até o fim.”

 

Resposta de Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (11) que seu país “não tem medo”, em seu primeiro comentário público sobre a guerra comercial com os Estados Unidos.

 

“Não há vencedores em uma guerra comercial, e ir contra o mundo só levará ao autoisolamento”, disse Xi ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez, em Pequim, segundo a emissora estatal CCTV.


Europa

Bruxelas, 11 - O chefe de Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, se reunirá com autoridades americanas em Washington na segunda-feira, dia 14, disse um porta-voz. A viagem ocorre após o bloco anunciar que suspenderia seus planos de impor tarifas retaliatórias aos EUA, em resposta à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de suspender algumas tarifas globais.

A UE "está disposta a encontrar soluções vantajosas para ambas as partes, acordos mutuamente benéficos, com nossos homólogos americanos para evitar tarifas e qualquer escalada prejudicial", afirmou o porta-voz. Ele se recusou a fornecer detalhes sobre o que poderia ser discutido. Sefcovic viajará aos EUA "de boa-fé" para tentar encontrar soluções para o conflito comercial, acrescentou.




 

Fonte: Estadão conteúdo/Dow Jones Newswires.

Foto: Wu Hong/Pool/Agência Lusa/Arquivo

 


Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.