Corrida por vagas no TRE Pará antecipa estratégias e o clima das eleições de 2026 Ponte frágil desafia estudantes, enquanto os políticos ensaiam promessas e lixo Custos de cartorários elevados tiram do mercado de trabalho usuário baixa renda
Fiscal

Detran combate poluição sonora automotiva em Salinópolis nestas férias

'Operação Silêncio' cumpre Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para praias abertas à circulação pública e, portanto, sujeitas à fiscalização de trânsito

  • 620 Visualizações
  • 26/07/2024, 12:00
Detran combate poluição sonora automotiva em Salinópolis nestas férias

A Operação Silêncio, realizada em conjunto pelas forças de segurança do Estado, continua coibindo o uso de som automotivo nas praias do Atalaia e Farol Velho, em Salinópolis, no nordeste paraense. O patrulhamento, tendo à frente o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é realizado diariamente e se intensifica aos fins de semana durante toda a Operação Verão. O objetivo é coibir o uso de sons automotivos acima do limite previsto em lei, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que praias abertas à circulação pública são regidas pelo Código e, portanto, sujeitas à fiscalização de trânsito.            

Desde o início da Operação Verão deste ano, o Detran já autuou 42 pessoas. Em julho do ano passado, foram 56 infrações a veranistas que não atenderam às recomendações da fiscalização. O patrulhamento ocorre na faixa de areia, onde é frequente o uso de som automotivo, para fazer cumprir o decreto municipal que proíbe o uso de som de veículos entre 5h e 18h. Nesse horário, os sons devem permanecer desligados.

A poluição sonora automotiva é uma infração regulamentada pelo CTB. A legislação determina que o motorista infrator será autuado em R$ 195,23, e também somará cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).  Desde 2002 vigora a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação . 

“A praia é considerada uma via de trânsito e, portanto, o veículo ao trafegar na faixa de areia está sujeito às normas de trânsito”, esclarece o coordenador de fiscalização do Detran, Ivan Feitosa. Segundo ele, o patrulhamento deflagrado pelas forças de segurança busca coibir todos os tipos de excesso na praia, incluindo o som veicular. “O papel do Detran é informar à população que o som automotivo é algo que a pessoa deve curtir pra si mesma, ou seja, dentro da estrutura interna do veículo e jamais na estrutura eterna. A autuação ocorre em caso de flagrante reincidência”, explica Feitosa.

Fonte: Agência Pará

Foto: Asdecom Detran

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.