Guerra

Egito informa que Hamas libertou pelo menos 25 reféns, como parte de acordo com Israel

Cessar-fogo deve durar quatro dias

24/11/2023 13:37
Egito informa que Hamas libertou pelo menos 25 reféns, como parte de acordo com Israel

O grupo palestino extremista Hamas libertou pelo menos 25 reféns, nesta sexta-feira, 24, como parte do acordo com Israel que prevê um cessar-fogo de quatro dias, informou o Serviço de Informações do Egito. Segundo o órgão, foram soltos 12 cidadãos tailandeses e 13 israelenses, incluindo crianças e mulheres.

De acordo com os egípcios, as vítimas estão na cidade de Rafah, onde se preparam para ser entregues a autoridades israelenses.

A trégua em troca de reféns foi alcançada em semanas de intensas negociações indiretas, com o Catar, os Estados Unidos e o Egito atuando como mediadores. Se for mantido, marcará a primeira pausa significativa nos combates desde que Israel declarou guerra ao Hamas, há sete semanas.

O acordo aumentou as esperanças de que a guerra, que arrasou vastas áreas de Gaza, alimentou uma onda de violência na Cisjordânia ocupada e despertou o temor de uma conflagração mais ampla no Oriente Médio, acabe.

Israel se opôs a essas especulações, dizendo que estava determinado a retomar sua ofensiva maciça assim que a trégua terminasse. O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse aos soldados na quinta-feira (23) que o descanso seria curto e a guerra seria retomada com intensidade por pelo menos mais dois meses.

Estadão Conteúdo

Mais matérias Mundo