Ministro destacou a agenda ambiental no Pará
"Além disso, um dos grandes motores da construção civil hoje no Brasil é o Minha Casa, Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e grande parte dessas obras estão no ministério das Cidades. Por isso viemos mostrar a preocupação do governo brasileiro e a partir do que está sendo discutido aqui, que a gente possa aperfeiçoar ainda mais", disse o ministro, que terá uma reunião com seu homólogo francês para debater o tema.
Minha Casa, Minha Vida
Jader Filho destacou as medidas ambientais adotadas no projeto Minha Casa, Minha Vida, um dos destaques do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu ministério. Segundo ele, o objetivo é que dois milhões de unidades habitacionais sejam construídas ao longo dos quatro anos de governo. Neste primeiro ano, 492 mil unidades foram financiadas.
"A primeira seleção, que foi o Minha Casa, Minha Vida urbano, teve 187.500 unidades habitacionais. E ainda tem o Minha Casa, Minha Vida rural e o Minha Casa, Minha Vida entidade. Então, são mais duas outras seleções. Se somarmos tudo isso, vamos ultrapassar essa meta", afirmou.
"Estamos trabalhando com a Casa Civil e o Ministério de Minas e Energia para que essa energia usada nessas casas seja proveniente de fazendas de produção de energia solar. Com isso temos o ganho ambiental e o ganho econômico dessas famílias, que não vão precisar tirar dinheiro da sua renda para pagar a conta de luz. Conseguimos, assim, ser ecologicamente corretos e ajudar na questão financeira dessas pessoas que serão abastecidas por essa energia mais limpa", explicou ele, reforçando que também vai pedir que os financiamentos do fundo para o Clima possam ser usados para proporcionar juros mais baixos e estimular os empresários a fazerem construções mais ecológicas.
Acordo Mercosul x Europa
Perguntado sobre o posicionamento do Brasil na pauta ambiental especialmente diante das críticas do governo francês, usadas como argumento para rejeitar o novo acordo com o Mercosul, Jader Filho saiu em defesa do governo brasileiro. Para ele, a redução de 40% do desmatamento da Amazônia mostra que o país está "fazendo a sua parte".
Fonte: UOL
Foto: Reprodução Instagram/jaderfilho
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.