Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará Operações policiais colocam Pará sob os holofotes da COP30 Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias

Encontro Mundial de Prefeitos da C40 será realizado no Rio de Janeiro às vésperas da COP30

O encontro acontecerá no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de novembro de 2025, como parte do Fórum de Líderes Locais.

  • 366 Visualizações
  • 29/06/2025, 12:00
Encontro Mundial de Prefeitos da C40 será realizado no Rio de Janeiro às vésperas da COP30

Londres, ING, e Rio de Janeiro, BRA - O prefeito de Londres e copresidente da C40 Cities, Sadiq Khan, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciaram hoje que o Rio de Janeiro sediará o Encontro Mundial de Prefeitos da C40 de 2025, de 3 a 5 de novembro, poucos dias antes do início das negociações climáticas cruciais na COP30, em Belém.


A Cúpula dará início ao Fórum de Líderes Locais, co-organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela Presidência da COP30, colocando as vozes subnacionais no centro do processo da COP30 e elevando soluções climáticas ousadas e escaláveis de prefeitos globais e líderes subnacionais.


Realizada a cada três anos, a C40 World Mayors Summit (WMS) reúne prefeitos das quase 100 cidades da C40 com líderes empresariais, filantropos, investidores, acadêmicos e a sociedade civil para mostrar como as cidades estão realizando ações climáticas urgentes, inclusivas e ambiciosas. As Cúpulas anteriores da C40 foram sediadas em Londres, Nova York, Seul, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do México, Copenhague e Buenos Aires, marcando um rico legado de liderança e colaboração global.


Como parte da C40 Summit deste ano, a Cerimônia de Premiação dos Líderes Locais, co-organizada pela C40 e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, será realizada no dia 4 de novembro. Em uma série de prioridades da COP30 - incluindo transição energética justa, adaptação, saúde e parcerias multiníveis - o evento reconhecerá um governo subnacional brasileiro e um governo subnacional global que esteja gerando resultados em cada categoria.


Aproveitando o momento global e as duas décadas de liderança das cidades da C40, o Encontro mapeará o que está funcionando e definirá um curso claro para o que vem a seguir.  Diante da incerteza política global e da crescente resistência dos negacionistas do clima, a C40 WMS demonstrará o que é possível por meio da colaboração focada na entrega, destacando o progresso real de parcerias nacionais e subnacionais, como a iniciativa CHAMP, e mostrando que as cidades não estão apenas contribuindo para as soluções climáticas, mas liderando-as.


Sobre a C40


A C40 é uma rede de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que trabalham para realizar as ações urgentes necessárias agora mesmo para enfrentar a crise climática e criar um futuro onde todos, em todos os lugares, possam prosperar.


Os prefeitos das cidades da C40 estão comprometidos com o uso de uma abordagem baseada na ciência e focada nas pessoas para limitar o aquecimento global de acordo com o Acordo de Paris e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.


Trabalhamos ao lado de uma ampla coalizão de representantes do trabalho, das empresas, do movimento climático juvenil e da sociedade civil para apoiar os prefeitos a reduzir pela metade as emissões até 2030 e ajudar a eliminar gradualmente o uso de fósseis, ao mesmo tempo em que aumentamos a resiliência e a equidade climáticas urbanas.


Os atuais copresidentes da C40 são o prefeito Sadiq Khan, de Londres, Reino Unido, e a prefeita Yvonne Aki-Sawyerr, de Freetown, Serra Leoa; Michael R. Bloomberg, prefeito por três mandatos da cidade de Nova York, atua como presidente do Conselho. O trabalho da C40 é viabilizado por nossos três financiadores estratégicos: Bloomberg Philanthropies, Children's Investment Fund Foundation e Realdania.


Foto: Diculgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.