Programação contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e de autoridades civis e militares
Belém, PA - A avenida Presidente Vargas, em Belém, recebeu na manhã deste domingo, 7, cerca de 20 mil pessoas para acompanhar o Desfile Cívico-Militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento foi coordenado pelo Governo do Pará, em parceria com o Exército Brasileiro, e reuniu autoridades civis e militares, entre elas o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan.
O comandante do Comando Militar do Norte (CMN), general José Ricardo Vendramin, ressaltou a integração do evento e sua importância estratégica. “Essa é uma integração perfeita, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas presentes. Foi um dia de grande alegria, e também um treinamento para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Toda essa movimentação de militares e civis nas ruas de Belém, organizada da forma como ocorreu, mostra que estamos no caminho certo, nos preparando adequadamente para a COP 30 neste ano”, disse o general.
O desfile contou com a participação de militares das Forças Armadas, do Sistema Estadual de Segurança Pública e de instituições municipais e da sociedade civil. Confira alguns destaques:
Polícia Militar do Pará: 544 integrantes, 80 alunos do Programa de Supervisão Militar Educacional, 35 viaturas, 12 diciclos, além do grupamento motorizado, cavalaria e a banda de música.
Corpo de Bombeiros Militar do Pará: 302 militares em cinco pelotões, representando salvamento, combate a incêndio, defesa civil e guarda-vidas, além de 10 viaturas.
Polícia Civil do Pará: participação com 10 viaturas, incluindo blindado e veículo da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): 100 operadores e 10 viaturas, representando os grupos GAP, Cope e GBR.
Polícia Científica do Pará: 60 servidores e 12 viaturas.
Marinha do Brasil: 610 militares, Estado-Maior, quatro companhias, banda de música e equipamentos de fiscalização aquaviária e operações ribeirinhas.
Exército Brasileiro: 970 militares, 450 alunos do Colégio Militar de Belém, 14 viaturas, motocicletas de combate, obuseiro, morteiro pesado, blindados Guarani e embarcação de combate Guardian.
Força Aérea Brasileira: 330 militares, nove organizações militares e dois esquadrões aéreos de defesa, transporte, busca e salvamento, patrulha marítima e evacuação aeromédica.
Guarda Municipal de Belém: 190 agentes, nove viaturas e 40 motocicletas.
Também participaram instituições como a Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública, Detran, Cruz Vermelha, Igreja Assembleia de Deus, Movimento Bandeirante, grupos escolares e de motociclistas.
O esquema de segurança foi coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio de órgãos municipais. A operação incluiu interdição de vias, ordenamento do trânsito e monitoramento pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, garantindo tranquilidade durante todo o evento.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.