Como a Venezuela desafiou hegemonia do dólar e poderia redefinir ordem global Consumo, política e o perigoso atalho das imagens na vida contemporânea Governo testa pressa no saneamento, mas encontra resistência em reunião relâmpago
Celebração

Festival Antropofagia Mapping inscreve artistas visuais para celebrar os 410 anos de Belém

Com o tema "Devorar para Recriar", o evento projetará obras na fachada do Museu do Estado do Pará (MEP) com apoio da Secult

  • 99 Visualizações
  • 03/01/2026, 16:00
Festival Antropofagia Mapping inscreve artistas visuais para celebrar os 410 anos de Belém

Belém, PA - Como parte das comemorações do aniversário de 410 anos de Belém, o Festival Antropofagia Mapping (ANMA) anuncia a abertura das inscrições para a sua edição de 2026. Artistas visuais residentes na região Norte do Brasil têm entre os dias 24 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026 para submeterem suas propostas de videomapping. As obras selecionadas iluminarão a fachada histórica do Museu do Estado do Pará (MEP), no Palácio Lauro Sodré, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026.


Idealizado por VJ Lobo, o festival propõe um encontro entre tecnologia, cultura e ancestralidade, transformando a cidade em um território de narrativas visuais. Sob a temática desta edição, "Devorar para recriar", o objetivo é valorizar a diversidade cultural e ambiental da Amazônia, "devorando referências" para recriar novas formas de expressão que dialoguem com a memória, a natureza e o futuro.


"O festival se propõe a devorar a ignorância e potencializar o fazer artístico profissional das pessoas, fortalecendo as histórias de um povo que resiste, cria e recria o seu dia a dia", afirma VJ Lobo, diretor geral e criativo do projeto.


Inscrições e Diversidade


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online. A chamada é aberta a designers, videomakers, fotógrafos, grafiteiros, performers e outros profissionais das artes visuais, desde que maiores de 18 anos e residentes na região Norte.


Comprometido com a democratização do acesso, o regulamento do ANMA prevê que 50% das vagas de seleção sejam destinadas a mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, negros e indígenas. Serão selecionadas até 10 obras que dialoguem de forma crítica e sensível com a realidade amazônica.


Premiação


Além da visibilidade de ter a obra projetada em um dos edifícios mais simbólicos de Belém durante as comemorações do aniversário da cidade, o festival premiará quatro obras finalistas. 


Sobre o Projeto


Nos dias 09 e 10 de janeiro, o festival recebe apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com as obras selecionadas sendo projetadas na fachada do Museu do Estado do Pará (MEP). 


O projeto foi contemplado pelo Edital Rouanet Norte e conta com o incentivo do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Correios, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Realizado pelo VJ Lobo e Tabuleiro Produções, o evento une tradição e modernidade, afirmando a cultura local como ato de resistência ao projetar saberes nas fachadas históricas da capital paraense.


Serviço

Inscrições para o Festival Antropofagia Mapping - ANMA 2026.

Período de Inscrição: De 24/12/2025 até 04/01/2026.

Quem pode participar: Artistas visuais maiores de 18 anos residentes na Região Norte.

Incrições: https://forms.gle/dMqBVJAKYWna59VcA.

Data: 9 e 10 de janeiro de 2026.

Local: Fachada do Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, Belém/PA.

Mais informações: www.vjlobo.com


Foto: Divulgação

(Com a Agência Pará)

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.