Como a Venezuela desafiou hegemonia do dólar e poderia redefinir ordem global Consumo, política e o perigoso atalho das imagens na vida contemporânea Governo testa pressa no saneamento, mas encontra resistência em reunião relâmpago
Saúde

Governo vai transformar Anita Gerosa em Hospital Materno Infantil de Ananindeua

Ação integra processo de reconstrução da unidade após desapropriação oficializada em dezembro de 2025

  • 104 Visualizações
  • 04/01/2026, 16:00
Governo vai transformar Anita Gerosa em Hospital Materno Infantil de Ananindeua

Belém, PA - O Governo do Pará anunciou neste sábado, 3, que o Anita Gerosa, em Ananindeua, será transformado em um novo Hospital Materno Infantil do Estado. A ideia é fazer da unidade referência no atendimento à mulher e à criança para toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).


A iniciativa integra o planejamento de reconstrução do hospital, após a desapropriação do imóvel ser oficializada em dezembro de 2025, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A medida também amplia a rede pública de saúde na Região Metropolitana, com foco na assistência materno-infantil.


Ainda neste sábado, foram avaliadas a estrutura física da unidade, a disposição dos leitos e a adequação às normas técnicas e de segurança. A ação marca o início do processo de intervenções para reativação do hospital.


Nova estrutura


O Hospital Anita Gerosa será transformado em uma unidade pública com atendimento clínico geral, internações de baixa e média complexidade, serviços cirúrgicos básicos, atendimento neonatal e exames por imagem. Inicialmente, a nova estrutura contará com cerca de 60 leitos, ampliando a capacidade de atendimento às gestantes e recém-nascidos da região.


O hospital é historicamente reconhecido como referência nas áreas de obstetrícia e ginecologia. Uma equipe de engenheiros da Sespa já atua no planejamento das adequações necessárias, incluindo análise da rede elétrica, da estrutura física e dos fluxos assistenciais, com o objetivo de garantir que a unidade esteja pronta para funcionar após a conclusão das reformas.


Foto: Divulgação

(Com a Agência Belém)

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.