Objeto pesa 25 quilos, veio do planeta vermelho e representa quase 7% de todo o material marciano encontrado na Terra até hoje. Leilão acontece em Nova York.
À primeira vista, pode parecer apenas uma grande rocha avermelhada. Mas o que está à venda nesta quarta-feira (17), em Nova York, é o maior pedaço de Marte já encontrado na Terra — e pode ser arrematado por até US$ 4 milhões (cerca de R$ 22 milhões).
A peça de 25 quilos será leiloada pela casa Sotheby’s em uma venda temática de itens históricos e científicos. Batizado de NWA 16788, o meteorito teria sido lançado da superfície marciana após o impacto de um asteroide, viajou cerca de 225 milhões de quilômetros pelo espaço e caiu no deserto do Saara. Foi encontrado no Níger, em novembro de 2023, por um caçador de meteoritos.
Segundo a Sotheby’s, ele é cerca de 70% maior que o segundo maior pedaço de Marte já registrado e representa quase 7% de todo o material de origem marciana que se conhece hoje.
A pedra tem 37,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura.
“É mais que o dobro do tamanho do que pensávamos ser o maior pedaço de Marte”, disse Cassandra Hatton, vice-presidente de ciência e história natural da Sotheby’s.
Para confirmar sua origem, um pequeno fragmento foi analisado em laboratório e teve sua composição comparada com os meteoritos marcianos estudados pela sonda Viking, em Marte, em 1976. O resultado indicou que se trata de uma "shergotita olivina-microgabroica", um tipo de rocha formada pelo resfriamento lento do magma marciano.
A rocha apresenta uma textura vítrea na superfície, resultado do calor intenso ao atravessar a atmosfera terrestre. Foi essa característica que chamou atenção de especialistas e ajudou a identificar que não se tratava de uma simples pedra.
O meteorito já ficou em exibição na Agência Espacial Italiana, em Roma. A Sotheby’s não revelou quem é o atual dono da peça nem quando exatamente ela caiu na Terra, mas testes indicam que a queda ocorreu nos últimos anos.
Fonte: G1
Foto: G1/AP/Richard Drew
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.