CNJ afasta cartório, portas se fecham e Tracuateua vira "refém de vizinhos" UFPA troca vocação acadêmica por palanque político e quebra no lado fraco Restaurante Popular vira palco de disputa política Prefeitura de Belém e Defensoria
Mudanças

Novo Ensino Médio: mudanças continuam a ser implementadas em 2026; entenda

Para alunos do 2º ano, a carga horária de disciplinas obrigatórias vai aumentar

  • 89 Visualizações
  • 25/01/26 12:00
Novo Ensino Médio: mudanças continuam a ser implementadas em 2026; entenda

Rio de Janeiro, RJ - As mudanças no currículo do ensino médio continuam a ser implementadas neste ano - com uma nova carga horária para parte dos estudantes.


Na grande maioria dos estados a mudança é gradual. Em 2025, alunos do primeiro ano do ensino médio já estudaram com o novo currículo. A mudança agora é para os alunos do segundo ano. E em 2027 para os do terceiro. 


A carga horária das disciplinas obrigatórias, como matemática, português, inglês e educação física passou de 1,8 mil para 2,4 mil horas. Já a parte optativa caiu das atuais 1,2 mil para 600 horas. São os chamados itinerários formativos, para o estudante se aprofundar em uma área de estudo escolhida por ele, como cidadania, economia, saúde e meio ambiente. 


Na educação profissional e tecnológica, a formação geral básica foi de 1,8 mil para 2,1 mil horas. Parte voltada para disciplinas relacionadas diretamente ao curso técnico, como matemática, física e química.


O objetivo do Ministério da Educação é exatamente esse. Espera que com as mudanças os alunos possam ampliar, contextualizar os conhecimentos e deixem de ver o ensino médio apenas como a preparação para o vestibular, uma porta obrigatória para a universidade.


Foto: Agência Pará

(Com o G1) 

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.