Belem, PA - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou nesta sexta,2, uma ampla revista e uma minuciosa fiscalização nas 54 unidades penais sob responsabilidade da secretaria, em todo o Pará. O trabalho, que pede reforço de alerta de todos os envolvidos no processo, se estenderá até o dia 5 de maio.
Embora a ação ocorra de forma simultânea em todo o estado, o foco principal está no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, localizado na Vila de Americano, na Região Metropolitana de Belém. O local concentra a maior população carcerária do estado, exigindo maior atenção da Seap.
Para garantir a efetividade e segurança da operação, a Seap mobilizou equipes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que deram suporte aos demais policiais penais envolvidos na revista de celas e blocos. Cerca de mil policiais participam diretamente da operação durante os quatro dias de ações preventivas.
Ações como a Revista Geral são rotineiramente realizadas antes de feriados, períodos de férias e festas de fim de ano. A medida busca se antecipar a possíveis movimentações identificadas pelo serviço de inteligência da Seap.
Resposta imediata
A rápida mobilização de cerca de mil policiais penais para inspecionar, em um único dia, as unidades do Pará evidencia o nível atual de preparo e resposta da Seap a qualquer situação que possa surgir nas casas penais.
O corregedor Bruno Pinheiro reforçou que as revistas fazem parte dos procedimentos regulares da Seap e são fundamentais para manter o controle das unidades. A presença da Corregedoria garante ainda mais rigor e qualidade no trabalho realizado tanto para os servidores quanto para os internos.
“Essas operações preventivas já fazem parte da rotina. A cada nova ação, estamos consolidando protocolos que previnem irregularidades administrativas e de segurança por parte dos presos. A Corregedoria acompanha tudo de perto, atuando junto à gestão operacional”, afirmou Pinheiro.
Foto: Ascom/Seap