Ronda

ROTAM apreende arma longa após confronto em Marituba

Outras apreensões foram realizadas em Barcarena e nos rios do Pará

26/05/2025, 10:30
ROTAM apreende arma longa após confronto em Marituba

Durante patrulhamento de rotina no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) apreendeu uma arma longa após troca de tiros com suspeitos na madrugada do último sábado (24).

De acordo com a Polícia Militar, as guarnições realizavam rondas no bairro Beija-Flor quando receberam a denúncia de que indivíduos estariam armados na região. Ao se aproximarem de uma área de invasão conhecida como Santa Clara, os policiais ouviram disparos de arma de fogo e reagiram à ameaça.

Durante o confronto, um dos suspeitos foi alvejado. Com ele, os policiais encontraram uma carabina Galil calibre .30, acompanhada de um carregador e 20 munições. O homem chegou a ser socorrido e levado à Unidade Básica de Saúde de Marituba, mas não resistiu aos ferimentos.

A arma e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Marituba, onde o caso foi registrado e será investigado.

O comandante da ROTAM, tenente-coronel Adriano Raiol, destacou a importância da ação. “A resposta rápida das nossas guarnições demonstra o comprometimento da ROTAM no combate à criminalidade violenta. A apreensão dessa arma de grosso calibre representa mais segurança para a população de Marituba e da Região Metropolitana”, afirmou.

 

Base Candiru

Neste fim de semana, sábado (24) e domingo (25), ações integradas de segurança realizadas por agentes da Base Candiru, que atuam na área fluvial de Óbidos, resultaram na apreensão de dois veículos com sinais de adulteração e na prisão de um homem com mandado de prisão por roubo. As abordagens ocorreram durante fiscalizações em duas embarcações que navegavam pelo rio Amazonas.

As operações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), com o objetivo de combater ações criminosas nas rotas fluviais do estado. As fiscalizações são feitas de forma contínua na região do Baixo Amazonas como parte da estratégia de enfrentamento à criminalidade nos rios.

No sábado (24), durante abordagem à embarcação “Monte Cristo II”, proveniente de Manaus com destino ao município de Alenquer, agentes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Gflu verificaram irregularidades em dois veículos transportados no ferry boat. Um automóvel e uma motocicleta apresentavam adulterações no número do chassi e do motor. Os veículos foram apreendidos e levados à unidade da Polícia Civil na Base Candiru para os procedimentos legais.

Já na tarde de domingo (25), durante fiscalização à embarcação “Itapereba”, que fazia o trajeto Manaus–Belém, os agentes realizaram a checagem dos documentos dos passageiros. Durante a verificação, foi identificado um homem com mandado de prisão em aberto expedido pela 1ª Vara de Execução Penal da Comarca de Manaus, pelo crime de roubo. O suspeito foi detido e conduzido à unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.

Barcarena

Uma ação realizada pela Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) resultou na prisão em flagrante de três indivíduos e na apreensão de aproximadamente 200 quilos de cocaína. A operação ocorreu na sexta-feira (23), em uma propriedade rural localizada na Vila Arienga, no município de Barcarena.

Os suspeitos, naturais do estado de São Paulo, foram surpreendidos pelos agentes no momento em que manipulavam a droga e organizavam materiais que fariam o transporte do entorpecente.

“Além da cocaína, foram encontrados diversos itens como balões de ar, fitas adesivas e sacos estanques, comumente utilizados para embalar drogas. A propriedade onde os investigados foram localizados funcionava como um ponto de armazenamento e embalagem da substância ilícita”, detalha o delegado Davi Cordeiro, diretor da DENARC.

A ação é fruto de investigações iniciadas após uma operação realizada no dia 6 de maio deste ano, também em Barcarena. Na ocasião, foram apreendidos dois tabletes de cocaína, uma arma de fogo, munições e materiais suspeitos de serem utilizados no transporte de entorpecentes. Na ocasião, não houve prisões, mas um documento de identidade de um indivíduo paulista foi localizado no local.

“A partir desse achado, foi instaurado um inquérito policial, por meio do qual identificamos o homem relacionado ao documento. As investigações revelaram que ele ainda se encontrava no município e seguia atuando em atividades típicas do tráfico de drogas. Com base nas informações obtidas, passamos a monitorá-lo, identificando um veículo e uma propriedade rural situada na Vila Arienga. Após dias de vigilância, foi constatada movimentação compatível com o tráfico e realizamos a incursão no local, onde flagramos os três homens com a droga”, explicou o delegado.

Diante dos fatos, os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006. Após os procedimentos legais, foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.

As equipes da Polícia Civil seguem com as investigações para identificar e localizar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

 

Fonte: Agência Pará

Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia