Belém, PA - A Polícia Civil do Pará cumpriu, na manhã desta quinta, 7, três mandados de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da operação “Rede Segura”, que tem o objetivo de combater crimes que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, especificamente em relação ao armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Equipes da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos, DCCV, foram até as residências de pessoas investigadas por armazenar conteúdo pornográfico infantil. No ato das buscas, um homem recebeu voz de prisão em flagrante, já que foram encontrados vídeos de abuso sexual em seu aparelho celular. O objeto foi apreendido juntamente com outro dispositivo móvel pertencente a ele, além de pendrives e sete HDs.
A divisão, vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), contou ainda com a participação de peritos da Polícia Científica do Estado (PCEPA) que farão a análise dos objetos apreendidos. O laudo será utilizado para completo esclarecimento dos fatos.
Os mandados foram cumpridos nos bairros Curió-Utinga, Umarizal e Sacramenta. “A operação reforça o trabalho desenvolvido pela DECCC no combate aos crimes relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes através da internet no estado do Pará. Qualquer denúncia sobre estas práticas criminosas podem ser feitas de forma anônima e gratuita”, explicou a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV.
Denúncia
Todas as informações sobre abuso de crianças e adolescentes podem ser repassadas através do Disque-Denúncia, pelo número 181, ou por meio do WhatsApp (91) 98115-9181, com a Iara. Em ambas as situações, o sigilo e o anonimato são garantidos.
Foto: Divulgação/PCPA