Abordagem foi feita por homens da Guarda Municipal de Belém, acionados pela Central 153 por quem mora no local
Belém, PA - Três homens foram presos em flagrante no início da tarde desta terça-feira, 30, por pichação na lateral interna do canal da travessa 3 de Maio, nas proximidades da rua Antônio Barreto, no bairro de Fátima, em Belém. A área passou recentemente por obra de revitalização realizada pela Prefeitura de Belém.
A ocorrência teve início após a Guarda Municipal de Belém (GMB), que fazia patrulhamento preventivo na região, ser acionada por meio da Central 153 com a denúncia de que três homens estariam praticando o ato de vandalismo no local. Ao chegar ao ponto indicado, a guarnição constatou a pichação em andamento e abordou os suspeitos.
Com o trio, os agentes apreenderam oito latas de tinta spray utilizadas para a prática do crime. Diante do flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Seccional Urbana de São Brás, onde foram apresentados à autoridade policial de plantão, autuados por crime ambiental e permanecem à disposição da Justiça.
Segundo o inspetor da Guarda Municipal Clodoaldo Castro, a pronta resposta foi decisiva para o desfecho da ocorrência. “O patrulhamento preventivo aliado à denúncia da população possibilitou que a equipe chegasse rapidamente ao local e flagrasse o crime em execução, garantindo a prisão dos envolvidos e a preservação do espaço público”, afirmou.
O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Marcelo Mattos, destacou que o canal da 3 de Maio integra um conjunto de obras recentes entregues à população para melhorar a drenagem, a mobilidade e o aspecto urbano da área. “É uma intervenção recém-concluída, feita com recursos públicos e pensada para beneficiar diretamente os moradores. Atos de vandalismo como esse comprometem o trabalho realizado e geram prejuízos para toda a cidade”, ressaltou.
A parceria entre a população e a GMB é considerada fundamental no combate aos crimes ambientais e a outras práticas que causam danos ao patrimônio público. As denúncias feitas de forma responsável permitem uma resposta mais rápida das equipes de segurança, aumentam as chances de flagrante e contribuem diretamente para a preservação dos espaços urbanos, promovendo o cuidado coletivo com a cidade e a aplicação da lei.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.