Expectativa de vida no País sobe para 76,6 anos; mulheres seguem vivendo mais Gestão fiscal vira vantagem competitiva e coloca o município no ranking nacional Estudo aponta que mais da metade dos brasileiros nunca foi ao dermatologista
Crise

Trump diz para companhias aéreas considerarem o espaço aéreo da Venezuela fechado

Presidente dos EUA afirmou que os esforços contra traficantes de drogas venezuelanos ‘por terra’ começarão ‘muito em breve’

  • 45 Visualizações
  • 29/11/2025, 14:00
Trump diz para companhias aéreas considerarem o espaço aéreo da Venezuela fechado

São Paulo, SP - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 29, que companhias aéreas e pilotos devem considerar o espaço aéreo da Venezuela totalmente fechado. O aviso foi feito em post na rede social Truth Social.


“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor considerem o fechamento completo do espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela. Obrigado pela atenção a este assunto!”, escreveu Turmp.


Na quinta-feira, Trump afirmou que os esforços contra traficantes de drogas venezuelanos “por terra” começarão “muito em breve”, o que aumentou ainda mais as tensões com Caracas, que alega que a campanha antidrogas americana tem como objetivo na verdade a derrubada do ditador Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.


“Quase paramos (o narcotráfico). Cerca de 85% do trânsito por via marítima foi interrompido”, disse Trump em uma videochamada de Ação de Graças para as tropas americanas de sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.


“E vamos começar a pará-los por terra também. Por terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve”, acrescentou.


O governo dos EUA tem acusado Maduro de liderar o suposto Cartel de los Soles, que designou como grupo terrorista. A Venezuela, por sua vez, considerou essa classificação como uma “mentira ridícula”.


Desde setembro, as forças americanas atacaram mais de 20 embarcações supostamente dedicadas ao tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico, com um saldo de pelo menos 83 mortos.


A imprensa internacional também revelou que Trump e Maduro chegaram a conversar por telefone e discutiram um possível encontro entre eles. Entre os tópicos, ocorreu uma discussão sobre um possível encontro entre os dois nos EUA.


Foto: AP

Estadão conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.