Nem colapso, nem o ano da virada, 2025 foi tempo do limite - e de "se costumar" Governo do Pará convoca assembleia "relâmpago" para rateio de outorgas do saneamento Com cerca de R$ 1 bi em disputa, batalha na Justiça ameaça metade do Atalaia
Prevenção

Vacina contra bronquiolite já está disponível para gestantes em toda a Belém

Imunizante tem como objetivo proteger bebês contra formas graves da doença respiratória nos primeiros meses de vida

  • 72 Visualizações
  • 31/12/2025, 12:00
Vacina contra bronquiolite já está disponível para gestantes em toda a Belém

Belém, PA - A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e outras doenças respiratórias, está disponível na rede municipal de saúde de Belém. O imunizante tem como objetivo proteger bebês contra formas graves da doença respiratória nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade.


A vacinação é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, equivalente ao início do sétimo mês. A proteção ocorre ainda durante a gravidez, por meio da transferência de anticorpos da mãe para o feto, garantindo imunidade passiva ao recém-nascido logo após o nascimento.


A vacina é aplicada em dose única a cada gravidez, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e integra o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. A imunização contribui para a redução de internações e complicações associadas à bronquiolite, doença que pode evoluir com dificuldade respiratória e necessidade de atendimento hospitalar em crianças menores de dois anos.


O imunizante está disponível gratuitamente em todas as salas de vacinação do município e pode ser administrado junto a outras vacinas recomendadas no pré-natal, como dTpa e as que combatem a gripe influenza e a covid-19, conforme avaliação da equipe de saúde. Para receber a dose, a gestante deve procurar a unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação e cartão do pré-natal.


Feriado


Durante o período de Ano-Novo, os serviços da prefeitura funcionarão em horários especiais. Os atendimentos ambulatoriais e serviços eletivos ficam suspensos de 31 de dezembro a 2 de janeiro, com retorno no dia 5 de janeiro.


Os serviços de urgência e emergência seguem em funcionamento normalmente, 24 horas por dia. Durante o respectivo período, serão ofertadas nas unidades em funcionamento somente as vacinas dT (dupla adulto) e antirrábica, consideradas de emergência.


Confira onde se vacinar


Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

UBSs Água Cristal; Paraíso Verde; Águas Lindas; Curió; Castanheira; Marambaia; Mestre Alarino; Aeroporto; Baía do Sol; Carananduba; Furo das Marinhas; Maracajá; Sucurijuquara; Riacho Doce; Terra Firme I e II; Parque Amazônia I; Radional; Condor; Guamá; Jurunas; Terra Firme; Portal da Amazônia; Combu; UBS Fluvial Camilo Salgado; Canal da Pirajá; Barreiro I e II; Galo I; Sacramenta; Providência; Pedreira; Paraíso dos Pássaros; Vila da Barca; Telégrafo; Fátima; Mangueirão; Parque Verde; Panorama XXI; Tapanã; Carmelândia; Pratinha; Bengui II; Satélite; Sideral; Tenoné II; Quinta dos Paricás; Paracuri; Parque Guajará; Icoaraci; Fama; Fidélis; Cotijuba; e Outeiro.


Unidades parceiras:


Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Município de Belém (Iasb) – Tv. Dr. Enéas Pinheiro, 2300 – Marco, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) – Av. Alcindo Cacela, 1421 – Umarizal, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Hospital Geral de Belém (Exército) – Tv. Pombal, S/N – Umarizal, àas segundas, terças, quintas e sextas-feiras de 8h às 12h, às quartas-feiras de 8h às 12h e de 13h às 17h.


Hospital Naval de Belém – Rua do Arsenal, 200 – Cidade Velha, terças e quintas-feiras, de 8h às 12h.


Hospital de Aeronáutica de Belém – Passagem Ana Deusa, 108 – Curió-Utinga, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 15h.


Foto: Divulgação

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.