Belém, PA - A quadrilha junina Raízes do Sol, do município de Castanhal, é a grande campeã do concurso intermunicipal promovido pela Prefeitura de Belém. A quadrilha Santa Luzia, de Belém, ficou com o segundo lugar na disputa e, em terceiro, ficou a Explosão Jovem, de Tracuateua. O concurso recebeu 71 inscrições, das quais 53 se apresentaram. Outros 18 grupos foram desclassificados.
O concurso foi uma das principais atrações da programação oficial do Arraial de Belém, que promoveu festejos da cultura popular na capital da capital paraense e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba. As quadrilhas campeãs receberam troféus e a premiação recorde, em dinheiro.
O Arraial de Belém foi realizado no período de 26 a 29 de junho e 04 a 06 de julho, na praça Waldemar Henrique. O evento priorizou a diversidade e a inclusão de todos os segmentos da cultura popular de Belém e região das ilhas. Foram mais de três mil artistas, fazedores e fazedoras de cultura, músicos e corpo de bailes que entregaram apresentações sensacionais.
O Arraial de Belém iniciou com espetáculos dos Pássaros e Cordões de Bicho realizados no teatro da Estação Gasômetro e Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci. Na praça Waldemar Henrique, centro de Belém, foram realizados espetáculos de Bois-Bumbás, Toadas, Carimbó, Grupos Parafolclóricos e shows artísticos.
Apuração
A apuração do concurso intermunicipal de quadrilhas juninas de 2025 avançou pela madrugada da última terça-feira,8. Já passava da meia-noite quando foram anunciadas as juninas campeãs do maior concurso realizado na Região Metropolitana de Belém.
A contagem das notas dos jurados iniciou pelas misses da terceira idade. Sendo vencedoras: Telma Figueredo, primeiro lugar; Suzana Cabeça, segundo lugar, e Nilce Amaral, em terceiro. Em seguida, foram conhecidas as misses caipiras: Carla Beatriz Pinheiro, da quadrilha Roceiros do Bisturi, do município de Salinópolis, foi a campeã; a Miss Simpatia eleita foi Rosilene Lobato, da quadrilha Revelação Junina, do município de Abaetetuba; a Miss Negritude eleita foi Ana Caroline Cardoso, da junina Raízes do Sol, de Castanhal. A Miss Diversidade seria revelada nesta terça-feira, em apuração on-line.
Foto: Divulgação