Realizado em Belém, evento também divulgou resultado de pesquisa sobre engajamento empresarial na conferência
Belém, PA - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a Casa Balaio realizaram, no dia 27 de maio, em Belém, o 3º Encontro do Capítulo Aberje Amazônia, um evento de profissionais de comunicação corporativa que teve como pauta o posicionamento das organizações na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá na capital paraense em novembro deste ano.
Na ocasião, a Aberje divulgou uma carta para comunicadores e apresentou os resultados da “Pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”.
A Casa Balaio é um espaço criado pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Estratégias em Comunicação para abrigar debates sobre mudanças climáticas, cultura e comunicação. A Aberje é uma organização profissional e científica que tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições.
Coordenado pelo gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje, Victor Pereira, o encontro teve como convidados para a roda de conversa os jornalistas Fernando Alves, consultor de Comunicação da Hydro; Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta; e Rita Soares, sócia-fundadora da Jambo Estratégias em Comunicação. A mediação ficou com a diretora do Capítulo Aberje Amazônia, e gerente de Comunicação Corporativa da empresa Alubar Global Management, Mônica Alvarez.
Victor Pereira destacou que o Capítulo Aberje Amazônia é uma das representações da Aberje em outros Estados, além da sede em São Paulo. “O capítulo foi fundado em 2023, pensado para o mercado local de comunicação e agora dirigido, particularmente, para a agenda da COP 30”, informou Victor.
Diretora da multinacional de insumos e tecnologias agrícolas Syngenta, Nêmora Reche disse que o encontro é uma oportunidade para tornar mais visível a agenda de sustentabilidade das organizações antes da COP.
“Nós estamos construindo esse arcabouço de comunicação para dar visibilidade às boas práticas. O real engajamento com as organizações governamentais, para que a gente possa ter um impacto nas políticas públicas, é um desafio grande”, afirmou.
O jornalista Fernando Alves, da mineradora Hydro, disse que os profissionais de comunicação precisam ampliar conhecimentos sobre a COP para informar com eficiência. “A Aberje até lançou como tema ‘Conhecer para comunicar’. E isso se torna cada vez mais forte. Não basta fazer a cobertura de evento, mas conhecer e disseminar as mensagens da sustentabilidade”, afirmou referindo-se a um projeto a Aberje que tem levado comunicadores de outras regiões do País para uma série de imersões pelo Norte do Brasil.
Rita Soares, sócia da Jambo, apontou a parceria institucional entre a Casa Balaio e a Aberje na realização do encontro como um caminho importante na preparação dos profissionais de comunicação para a COP 30. Para Rita, a COP vai deixar um legado para além das obras que estão sendo feitas em Belém.
“Para nós, comunicadores, o legado é de formação, para cobrirmos cada vez com mais com autoridade os temas das mudanças climáticas”, afirmou.
Mônica Alvarez, diretora do Capítulo Aberje Amazônia, ressaltou como a conexão entre comunicadores do Norte e do eixo Sul e Sudeste, proposta pela Aberje, pode abrir novos canais de formação e conhecimento.
“A Aberje sair do eixo Rio e São Paulo e vir para a Amazônia Legal é muito significativo. Dá uma relevância ao trabalho dos profissionais da região”, disse.
Com foco na COP 30, a Aberje também lançou uma carta com diretrizes para a comunicação de empresas, setor público e sociedade civil antes, durante e depois da conferência de Belém. O documento e a pesquisa podem ser acessados no site https://www.aberje.com.br/
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.