Empresário de vultuosos contratos com o Estado é condenado a 8 anos por estupro de vulnerável Ministro reclama que Forças Armadas estão sucateadas: sem bala, pólvora e combustível ONU pagou mais que o dobro de diárias do que prevê para Belém em outros eventos
Quadrilha

Ação cumpre mandados de busca e apreensão contra fraudes em Carteiras de Habilitação

Ação aconteceu na última sexta, 3, no distrito de Monte Dourado, em Almeirim, e na capital Belém

  • 26 Visualizações
  • 06/10/2025, 21:09
Ação cumpre mandados de busca e apreensão contra fraudes em Carteiras de Habilitação

Belém, PA - A Promotoria de Justiça de Monte Dourado, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (GAECO/MPAP), cumpriu, na última sexta-feira, 3, dez mandados de busca e apreensão no distrito de Monte Dourado, em Almeirim, e na capital Belém.


Entenda o caso


As ações integram a Operação Garnele, que investiga um esquema de emissão irregular de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), bem como indícios dos crimes de falsidade ideológica, corrupção e associação criminosa.


De acordo com as investigações conduzidas pela Promotoria de Justiça de Monte Dourado, com o suporte técnico do GSI/MPPA, o grupo investigado atuava junto ao Ciretran de Monte Dourado e a autoescolas localizadas tanto no distrito quanto em Belém. 


Há indícios de que os suspeitos fraudavam documentos oficiais e cobravam valores indevidos para a obtenção de serviços públicos, causando prejuízos à administração pública e aos cidadãos que buscavam a regularização de forma legítima.


Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos em diversos endereços. O material será analisado pelo Ministério Público para subsidiar o aprofundamento das investigações e a responsabilização dos envolvidos.


Combate a fraudes


A Operação Garnele tem como objetivo desarticular a estrutura criminosa e assegurar a lisura dos procedimentos administrativos relacionados à emissão de CNHs e demais atos sob responsabilidade do órgão de trânsito local. A localização estratégica de Monte Dourado, na fronteira entre os estados do Pará e do Amapá, reforça a importância da atuação conjunta entre os órgãos ministeriais, diante da facilidade de circulação de pessoas e documentos na região.


Deflagrada pela Promotoria de Justiça de Monte Dourado, a operação contou com o apoio técnico e operacional do GSI/MPPA e do GAECO/MPAP, reafirmando o compromisso do Ministério Público do Estado do Pará e do Ministério Público do Amapá com o combate à corrupção, às fraudes e à defesa da probidade administrativa e da fé pública.


Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.