MP entra com ação para tentar salvar cemitério quase em abandono completo Sindifisco denuncia colapso logístico e drama na BR-163 rumo a Miritituba Saiba como vai ficar o trânsito em Belém; esquema especial de 2 a 21 de novembro

Bases fluviais apreendem quase 150 kg de drogas em operação no Marajó

Droga, embalada em 159 tabletes escondidos em tonéis, era transportada em balsa com destino a Belém

  • 30 Visualizações
  • 01/11/2025, 14:00
Bases fluviais apreendem quase 150 kg de drogas em operação no Marajó

Belém, PA - Em ação conjunta das bases fluviais e agências de inteligência estaduais, forças de segurança apreenderam nesta sexta-feira (31) cerca de 149,065 kg de entorpecentes em uma embarcação que navegava pelos rios do Marajó. A droga estava escondida em tonéis acoplados a uma carreta embarcada e tinha como destino final a capital paraense, Belém.


O monitoramento teve início a partir de denúncias recebidas pelas agências de inteligência do Baixo Amazonas sobre uma balsa oriunda de Manaus (AM) que seguiria pelos rios do Pará até Belém. Em articulação com as bases integradas fluviais Candiru e Antônio Lemos, as equipes intensificaram fiscalizações na rota indicada.


A equipe da Base Antônio Lemos, empregada no estreito de Breves, abordou o empurrador Rômulo (de empresa privada) que rebocava duas balsas. Com o auxílio do cão farejador Anubis, os agentes localizaram, em tonéis acondicionados em uma das balsas, 159 tabletes com substância semelhante à maconha do tipo Skunk, totalizando aproximadamente 149,065 kg. A carga foi apreendida e será apresentada à autoridade policial para as providências legais.


Estratégia


A apreensão é destacada como mais um êxito da ação integrada das forças de segurança do Estado no combate ao tráfico fluvial. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou a coordenação das equipes:


“Mais uma vez, nossas forças de segurança, em uma ação integrada e altamente coordenada, demonstram sua eficácia no enfrentamento ao crime organizado que insiste em utilizar nossos rios como rota. Através do trabalho árduo e da inteligência empregada pelas nossas equipes, especialmente aquelas alocadas nas bases fluviais, estamos enviando uma mensagem clara: o tráfico de drogas em nossos rios não será tolerado”, afirmou.


Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.