Com futuro ameaçado pela burocracia e o risco de privatização, cinema pede socorro Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Belém recebe comitiva de embaixadores do sudeste asiático em busca de parcerias

Representantes de Vietnã, Camboja, Indonésia, Timor-Leste, Tailândia, Malásia e Singapura foram recebidos pelo prefeito Igor Normando e comitiva.

  • 386 Visualizações
  • 08/05/2025, 22:00
Belém recebe comitiva de embaixadores do sudeste asiático em busca de parcerias

Belém, PA - O Palácio Antonio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 8, a visita de uma comitiva de representantes diplomáticos de países do sudeste asiático, entre eles, Vietnã, Camboja, Indonésia, Timor-Leste, Tailândia, Malásia e Singapura, membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que está em missão oficial à capital paraense.


Os representantes foram recepcionados pelo prefeito Igor Normando e pelo secretário executivo de Belém para a COP-30, André Godinho. Eles estavam acompanhados pelo embaixador Unaldo Vieira de Souza, coordenador de Relações Internacionais do Pará em Brasília-DF e pela diplomata Juliana Barreto Tavares. O objetivo da visita foi estreitar relações bilaterais e explorar oportunidades de intercâmbio comercial, técnico, acadêmico, entre outros.


O prefeito Igor Normando contou aos estrangeiros um pouco sobre a história de Belém, o auge financeiro proporcionado pela economia da borracha, no final do século XIX, e as dificuldades que a cidade vem enfrentando desde o declínio econômico experimentado ainda no início do século XX.


O gestor municipal também fez questão de desejar boas-vindas à comitiva e falou a respeito da preparação do município para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, além do legado que a cidade deve herdar a partir desse grandioso evento.


“Hoje, com o advento da COP30, nós queremos muito fazer com que Belém volte a ter aquela pujança e que ela possa ser de fato e de direito a Capital da Amazônia. Além das nossas belezas naturais, dos nossos rios e florestas, nós temos um povo muito trabalhador, mas que ainda padece com muita pobreza e falta de oportunidades, por isso, como prefeito, me sinto na obrigação de abrir as portas da cidade para todos aqueles que podem nos ajudar a gerar novas possibilidades de crescimento para a nossa gente”, frisou. 


O prefeito citou algumas obras de infraestrutura que estão sendo implantadas em Belém e que poderão, depois do evento, ser usadas para parcerias com países e empresas que estejam interessados em investir em Belém, como é o caso do Distrito de Bioeconomia, que está sendo adaptado na região do centro comercial da cidade.


“É de extrema relevância para a política externa brasileira a aproximação com os países da Asean”, frisou o embaixador Unaldo Vieira de Souza, complementado pela diplomata Juliana Barreto. “A Asean tem sido uma parceira muito importante para o Brasil, pois nós fomos o primeiro país latino-americano a assinar com a entidade um tratado de acordo e amizade". 


O embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, disse que esta é  a primeira vez que visita a capital paraense e agradeceu pela acolhida. Observou que a população da cidade é muito “amigável” e parabenizou o município pela escolha da ONU para sediar a COP30. Também destacou o interesse em estreitar relações com a capital paraense e todo o potencial econômico do Estado do Pará e de Belém. 


Já a embaixadora do Timor Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, frisou a proximidade daquele país com o nosso em função do idioma, já que ambos falam português, e lembrou que tinha estado na capital paraense no ano passado, para visitar estudantes timorenses que estudam em universidades locais. Ela também disse que belenenses e timorenses têm muitas coisas para ensinar e trocar uns com os outros. 


Além deles, participaram do encontro o embaixador do Camboja no Brasil, Prak Nguon Hong; a embaixadora da Tailândia no Brasil, Khundhinee Aksornwong; o ministro da Embaixada das Filipinas, Joselito Chad Jacinto; o encarregado de Negócios de Singapura no Brasil, Desmond Ng; o encarregado de Negócios da Malásia no Brasil, Muhamad Muhaimin Azmi, além de assessores e secretários.


Foto: Leandro Neves

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.