Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM Senador cassado pelo TRE sofre desgaste e críticas cada vez mais explícitas no PT
Canetas

Anvisa aprova uso de Wegovy e Ozempic para redução do risco cardiovascular

De acordo com a agência, os estudos apresentados mostraram redução de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e AVC

  • 20 Visualizações
  • 03/02/26 19:00
Anvisa aprova uso de Wegovy e Ozempic para redução do risco cardiovascular

São Paulo, SP - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) novas indicações para o uso da semaglutida, princípio ativo do Wegovy e do Ozempic. No caso do Wegovy, o medicamento recebeu indicação para redução do risco de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida e obesidade ou sobrepeso.


De acordo com a agência, o estudo apresentado indicou que, quando acompanhada de dieta hipocalórica e aumento da atividade física, a semaglutida reduziu significativamente a ocorrência desses eventos. Estima-se que, a cada ano, 400 mil brasileiros morram em decorrência de infarto ou AVC.


Já o Ozempic também poderá ser usado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica. No cenário brasileiro, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) de 2024 apontam que 29% dos pacientes em diálise no país são diabéticos.


De acordo com estudo apresentado pela Novo Nordisk, o uso do medicamento, em conjunto com a terapia padrão da doença, reduziu de maneira relevante a progressão da insuficiência renal e as mortes causadas por eventos cardiovasculares adversos maiores.


Foto: Cydni Elledge/The New York Times

(Com O Globo)

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.