PT prioriza controle da casa via Senado e Rede e Psol entram no radar político com convites estratégicos John Wayne entra em cena e expõe racha entre Igor e Cássio na Prefeitura de Belém TJ do Pará recua, afasta interino em Tracuateua e mira Cartório de Bragança

Bolsonaro é submetido a nova cirurgia para, desta vez, tratar crise de soluço

Procedimento, realizado em Brasília, busca aliviar soluços persistentes que afetam o ex-presidente desde 2018

  • 41 Visualizações
  • 28/12/2025, 10:00
Bolsonaro é submetido a nova cirurgia para, desta vez, tratar crise de soluço

Brasília, DF - O ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) foi submetido na tarde deste sábado, 27, a um bloqueio anestésico do nervo frênico em Brasília, procedimento destinado a interromper soluços persistentes que o afligem desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.


“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, afirmou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em publicação nas redes sociais.


Segundo Michelle, a cirurgia foi concluída pouco antes das 16h e Bolsonaro permaneceu em observação por cerca de 30 minutos após o procedimento. 


Ele está internado no hospital DF Star desde quarta-feira. O bloqueio do nervo frênico reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper os soluços.


A técnica é indicada apenas quando tratamentos convencionais não funcionam e há impacto clínico relevante. A aplicação é feita com anestesia local, geralmente guiada por ultrassom.


Na última quinta-feira, 25, Bolsonaro passou por uma herniorrafia inguinal bilateral para correção de duas hérnias na virilha. 


Segundo o cirurgião Pedro Bertevello, não há relação direta entre a hérnia e os soluços que ainda o afligem.


A autorização para os procedimentos foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após avaliação da Polícia Federal, que acompanha a saúde do ex-presidente durante o cumprimento de sua pena. 


Bolsonaro está preso desde 22 de novembro em uma sala especial na Superintendência da PF em Brasília. Até o momento, Bolsonaro já se submeteu a 13 cirurgias desde que foi esfaqueado em 2018. 


O ex-vereador Carlos Bolsonaro informou que apenas um filho pode visitá-lo por vez, e que Jair Renan, vereador de Balneário Camboriú, aguardava no hospital neste sábado.


Foto: Agência Brasil

(Com O Antagonista)

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.