Amapá quer petróleo já: enquanto Belém discutia o futuro, Macapá só tratava do presente bruto Ministério da Pesca atropela Conape e lança planejamento estratégico do setor Estudo coloca Amapá como líder em mortes violentas: 57,4 por 100 mil habitantes
Entretenimento

Bosque Rodrigues Alves terá entrada gratuita neste sinal de semana

Entre as atrações do espaço está o quati ruivo Nando, que recebeu o nome para homenagear o cantor Nando Reis e acabou apadrinhado pelo músico

  • 13 Visualizações
  • 28/11/2025, 20:00
Bosque Rodrigues Alves terá entrada gratuita neste sinal de semana

Belém, PA - Neste último final de semana de novembro, o Bosque Rodrigues Alves - Jardim Zoobotânico da Amazônia, abre as portas sem cobrança de ingresso no sábado, 29, e domingo, 30. Uma das principais atrações é o quati ruivo Nando, que recebeu o nome para homenagear o cantor Nando Reis e acabou apadrinhado pelo músico. O novo morador se tornou o xodó do público.


O quati, resgatado no início do ano pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), passou por meses de reabilitação após ser encontrado ainda filhote, com fraturas nos dois membros posteriores, e hoje vive saudável ao lado de outros quatis no espaço. O nome do quati foi escolhido pela equipe, motivada pela admiração que tem pelo cantor Nando Reis.


Padrinho


Ex-integrante dos Titãs, Nando Reis mantém uma sólida carreira solo há mais de duas décadas com Belém na agenda de shows. Ele compartilhou nas redes sociais a surpresa e alegria de ser homenageado como nome do quati.


“Eu nunca recebi uma homenagem que me engrandecesse tanto como ser de um quati ruivo batizado com o meu nome. E mais, ainda, ter o convite de apadrinhá-lo. Já sou padrinho, quero conhecer o meu afilhado. Eu amo o Bosque Rodrigues Alves, vou a Belém desde os anos 80. Agora, eu quero ir conhecer o meu afilhado e vocês, que quero conhecer pessoalmente. Me manda um beijo… o meu afilhado”, disse o cantos em um vídeo que viralizou nas redes sociais.


Adaptação


O filhote de quati chegou ao Bosque no início do ano. O animal apresentava comportamento muito quieto e discreto, o que chamou a atenção da equipe veterinária. De acordo com a veterinária Amanda Simões, um check-up revelou que ele tinha fratura nos dois membros, o que explicava a dificuldade de locomoção.


“No check-up, descobrimos que ele tinha fratura nos dois membros. Ele meio que se arrastava. Entramos com protocolo, fizemos medicação e fisioterapia. Foi uma reabilitação longa, de meses. Agora ele já anda direitinho, consegue escalar, está ótimo de saúde”, assegura Amanda.


Acostumado à presença humana, Nando não pode ser reintroduzido na natureza, permanecendo no Bosque ao lado de outros dois quatis resgatados, Duque e Artemis.


O quati é um mamífero selvagem, parente próximo do guaxinim, reconhecido pelo focinho longo e cauda anelada. É encontrado em quase todo o território nacional, com exceção de algumas regiões do Rio Grande do Sul, onde já está ameaçado de extinção.


São animais sociáveis, curiosos e diurnos, vivendo em grupos e interagindo constantemente com o ambiente. O corpo mede entre 40 e 65 cm, com cauda que pode chegar a 69 cm, e pesam de 3 a 10 kg. Alimentam-se de frutas, flores, ovos, insetos e pequenos vertebrados, desempenhando um papel fundamental na dispersão de sementes, contribuindo para a regeneração das florestas.


Agora com saúde recuperada, nome famoso e padrinho ilustre, Nando inicia um novo capítulo no Bosque - o de encantar visitantes, ampliar diálogos sobre conservação e fortalecer ainda mais o vínculo afetivo do público com a natureza amazônica.


Visitação


O Bosque Rodrigues Alves abre de quinta a domingo, das 8h às 16h. A entrada custa R$ 2,00, com gratuidade para crianças até 6 anos, idosos e pessoas com deficiência. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada. No último domingo de cada mês, a visita é gratuita para todos.


Informações e Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.