Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Delícias

Cotijuba será palco da 5ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas

Belém tem o selo de cidade criativa da gastronomia da ONU

  • 806 Visualizações
  • 11/08/2023, 09:44
Cotijuba será palco da 5ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas

A ilha de Cotijuba será palco da quinta edição do Festival de Gastronomia das Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). A ilha fica distante 27 km da sede do município e é um dos destinos de turismo mais procurados durante o período de férias.

A programação será realizada das 11 às 16 horas, do sábado, 26 e domingo, 27, deste mês de agosto com a participação de 15 estabelecimentos, disponibilizarão como menu um prato especial exclusivo para o evento, ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

 

Cidade Criativa da Gastronomia

A capital paraense é detentora do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia desde 2015 e o projeto “Festival Gastronomia das Ilhas” na atual gestão já realizou quatro edições (Ilha do Combu, Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro), reunindo cerca de 70 empreendedores, capacitando mais de 650 trabalhadores, gerando algo em torno de três mil empregos diretos e indiretos.

 

Dados da Diretoria de Desenvolvimento e Negócios (DDN) da Codem contabilizam a participação de cerca de 50 mil pessoas durante os dois dias de realização dos eventos, durante as quatros edições do festival, movimentando cerca de R$ 4 milhões.

 

Desde 2015, Belém possui o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O selo tornou a cidade uma referência mundial em gastronomia, passando a integrar a rede que busca desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

 

Atualmente, a administração do selo está sob a responsabilidade da Codem, que promove, apoia e fortalece eventos e atividades nessa área, sendo ainda responsável pela elaboração dos relatórios e articulações junto à Unesco, poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

 

O Brasil possui quatro cidades com selo da gastronomia criativa: Florianópolis (RS), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). “Belém tem uma das culinárias mais ricas e originais do país, que têm raízes indígenas e possui influências portuguesas e africanas. Possui um caráter nativo com ingredientes baseados na fauna e flora amazônicas”, afirma o gastrólogo Rodin Miranda.

 

Insumos  - Ingredientes como o açaí, tacacá, filhote no tucupi, maniçoba e pirarucu têm atraído o interesse de especialistas, chefs em gastronomia e turistas de todo o mundo. Cozinheiros brasileiros e estrangeiros estão vindo à região procurando inspiração nessa culinária criativa.

 

“É devido à originalidade e às possibilidades de sua cozinha exótica que o Pará é um dos destinos gastronômicos mais promissores do mundo. A culinária de Belém transforma esta experiência em uma viagem pelo universo amazônico, mistura cores e sabores típicos dessa região, com ingredientes exóticos e exclusivamente regionais direto de quem pesca, colhe ou produz mantendo sua originalidade em todos os pratos que oferece”, afrma o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.

 

O Festival de Gastronomia das Ilhas tem o apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Universidade da Amazônia (Unama), Agência Distrital de Outeiro (Arout) e Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Banco do Povo de Belem e Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur).


Fonte e foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.