Órgão reforça a importância de se manter a habilitação em dia e explica o passo a passo para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) alerta que mais de 600 mil motoristas do Pará estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. A irregularidade aumenta o risco de acidentes e expõe os condutores a multas, retenção do veículo e outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Dirigir com a habilitação vencida é considerado infração gravíssima. O motorista flagrado nessa condição está sujeito a multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e até a retenção do veículo, caso não haja outro condutor habilitado presente no momento da abordagem dos agentes de trânsito.
De janeiro a setembro de 2024, o Detran registrou mais de 1.500 infrações por condução com CNH vencida há mais de 30 dias. Muitos motoristas ainda desconhecem os novos prazos de validade do documento ou deixam a renovação para a última hora.
Para a diretora de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos, Ana Carolina Sampaio, a renovação não deve ser vista como mera formalidade. “A renovação da CNH garante que o condutor esteja em plenas condições físicas e psicológicas para dirigir, promovendo a segurança no trânsito e evitando multas, infrações e até a retenção do veículo. O processo é rápido e tranquilo, e pode ser iniciado pela internet”, afirma a diretora.
O processo de renovação da CNH começa pela internet. O condutor deve acessar o site oficial do Detran, selecionar a opção de serviços de habilitação e emitir o boleto de renovação, aguardando a compensação do pagamento. Em seguida, é preciso agendar a Validação de Documentos. Depois disso, o motorista realiza o exame médico em clínica credenciada, com agendamento pelo site, webchat ou telefone 154. Para condutores que exercem atividade remunerada, também é exigido o exame psicotécnico. Com todos os testes aprovados, a CNH é emitida e pode ser entregue pelos Correios ou retirada diretamente na sede do Detran ou nas Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito).
O assistente administrativo Lucas Gonçalves, 31 anos, contou como foi sua experiência com a renovação da Carteira. “Como preciso da habilitação para trabalhar, resolvi renovar logo para não deixar para cima da hora. Foi um processo muito rápido: tirei o boleto pela internet, agendei a biometria no Detran, fui bem atendido e depois fiz o exame na clínica, que também foi rápido e prático”, relatou.
Novos prazos de validade
Desde a mudança no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 2021, os prazos de validade da CNH passaram a variar conforme a faixa etária do condutor.
Motoristas com até 49 anos têm validade de 10 anos; entre 50 e 69 anos, 5 anos; e para condutores com 70 anos ou mais, a renovação deve ser feita a cada 3 anos.
O Detran recomenda que a renovação seja feita antes do vencimento, para evitar transtornos. Embora exista um prazo de até 30 dias após o vencimento para continuar dirigindo legalmente, o ideal é não deixar para a última hora.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o condutor que ainda não tenha feito o Curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, ou cujo exame de aptidão física e mental esteja vencido há mais de cinco anos a partir da data de validade, deverá realizar o Curso de Atualização para iniciar o processo de renovação.
Fonte e foto: Agência Pará / Ascom Detran
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.