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Por que Brasília é campeã em vendas de carros elétricos no Brasil?

Entenda por quê a capital do Brasil é a cidade que mais vende veículos movidos a bateria no País

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  • 14/12/2025, 22:00
Por que Brasília é campeã em vendas de carros elétricos no Brasil?

São Paulo, SP - Brasília é a cidade que mais vendeu carros elétricos no Brasil. Segundo levantamento da ABVE, Associação Brasileira de Veículo Elétrico, foram vendidos 15.732 modelos totalmente elétricos na capital do Distrito Federal de janeiro de 2022 até novembro de 2025, sendo responsável por 10% da venda de elétricos no país.


São Paulo fica em segundo lugar no ranking com 14.857 unidades elétricas vendidas na cidade, com uma fatia de 9,4% do mercado. Mas vale ressaltar que além de maior, São Paulo é mais populosa que Brasília.


Mas afinal, porque Brasília se destaca como a cidade do carro elétrico? A resposta não é uma só, mas envolve claramente a combinação de benefícios fiscais, com infraestrutura de recarga e também com a própria geografia da metrópole.


“Brasília tem a grande vantagem de possuir a isenção de IPVA tanto para elétricos quanto híbridos e não tem a limitação da idade do veículo e acredito que isso pode ter contribuído para o avanço das vendas de carros eletrificados por lá”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira de Veículos Elétricos em entrevista exclusiva ao Jornal do Carro.


Além de Brasília, apenas o Amapá possui uma regulamentação que permite a isenção de modelos elétricos e híbridos. Todos os outros estados possuem leis de isenção bem mais restritas. Como São Paulo, que só isenta o IPVA de modelos híbridos que rodam com etanol ou mesmo Minas Gerais que permite elétricos e híbridos, mas desde que sejam fabricados no estado.


Brasília também é destaque nas vendas totais de carros eletrificados, tanto elétricos quanto híbridos, ficando atrás só de São Paulo (76.640), com 46.447 unidades emplacadas desde 2022, com 8,2% desse segmento.


Bastos também destacou que outro fator que contribuiu para o avanço das vendas de elétricos na capital é o fato de ser uma cidade plana que acaba beneficiando a autonomia dos mesmos.


“Não existe um estudo que quantifique essa vantagem de autonomia, mas é notável que existe um ganho de autonomia total pelo fato do motor elétrico não ser exigido em aclive”, diz.


E para completar ainda existe uma infraestrutura de recarga pública consistente com cerca de 130 eletropostos distribuídos pela cidade, inclusive com opções de carregadores rápidos, que permitem recuperar até 80% da bateria de boa parte da frota elétrica em apenas meia hora.


Foto: Divulgação/BYD

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Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.