Objetivo é aprimorar as estratégias de prevenção e combate à doença de chagas, transmitida pelo açaí quando o fruto é manipulado inadequadamente
Belém, PA - Com foco na prevenção e no fortalecimento da rede de atendimento à doença de chagas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início na última segunda-feira, 15, à capacitação “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Doença de Chagas: Da Vigilância ao Cuidado Integral”.
A capacitação é realizado no setor de ensino do Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém, é acontece em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação segue até esta sexta-feira, 18.
A razão do fortalecimento das medidas de prevenção à doença de Chagas está na chegada da safra do açaí, que ocorre de julho a dezembro. O intenso consumo do fruto em Belém e na região das ilhas movimenta a economia, mas precisa, igualmente, de cuidado e atenção no manuseio do fruto, muitas vezes manipulado com o vetor de transmissão da doença entre os caroços.
No total, 500 profissionais da rede municipal de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACSs) serão capacitados na ação. O curso tem carga horária de quatro horas e conta com certificação da UFPA, em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e a Sesma.
Segundo o médico infectologista Julius Monteiro, do Hospital Barros Barreto, a qualificação dos profissionais da atenção básica é estratégica para a contenção da doença. “Precisamos relembrar os sinais da doença, especialmente na forma aguda. A transmissão por via oral, pelo consumo de alimentos contaminados, como o açaí, é uma preocupação real. E quanto mais capacitados estiverem os profissionais da rede, maior nossa chance de prevenir e tratar os casos com agilidade”, destacou o especialista.
Atenção redobrada
Para os ACSs, que atuam diretamente nos territórios, a capacitação representa mais do que conhecimento técnico: é uma ferramenta de transformação comunitária. “Esse curso nos dá mais segurança para orientar os moradores a comprar o açaí em locais licenciados e cobrar melhores condições de higiene dos batedores”, afirmou Jairo Neves, ACS da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guamá, área com grande número de pontos de venda de açaí.
Simultaneamente, a Prefeitura de Belém também qualificação os batedores de açaí, realizando, semanalmente, capacitações na “Casa do Açaí”. A iniciativa busca fortalecer as boas práticas de higiene e manuseio do fruto, contribuindo diretamente para a segurança alimentar da população.
“Nesse processo, o papel dos ACSs é estratégico: eles conhecem os territórios, têm diálogo direto com a comunidade e contribuem ativamente no processo de recadastramento dos pontos de venda. São multiplicadores de informação e por isso é tão importante investir em formações como essa”, explica Débora Barros, coordenadora da Casa do Açaí de Belém.
O resultado da capacitação será apresentado no dia 13 de agosto durante evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), sobre o assunto.
Dados
Em 2024, Belém confirmou 32 casos de doença de Chagas. Somente neste ano, até o momento, já foram registrados 14, o que evidencia a necessidade de manter a vigilância ativa e as ações preventivas, especialmente nas áreas mais vulneráveis e com maior circulação do açaí.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.