Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará
Meio Ambiente

Encontro com parlamentares destaca programa de combate ao desmatamento

Ação é liderada pelo setor produtivo, indústrias e agroindústrias do Pará para firmar compromisso de tolerância zero com o desmatamento.

  • 216 Visualizações
  • 29/05/2025, 19:00
Encontro com parlamentares destaca programa de combate ao desmatamento

Belém, PA - O Programa de Governança Amazônica pelo Combate ao Desmatamento e às Queimadas Ilegais realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) no escopo da Jornada COP+ teve destaque durante o “Encontro da Indústria, Parlamento e Governo do Pará juntos pela COP 30”, nesta quarta-feira, 28. O evento reuniu parlamentares, autoridades e representantes dos sindicatos das indústrias na sede da federação em Belém.


O Programa de Governança Amazônica pelo Combate ao Desmatamento e às Queimadas é uma ação liderada pelo setor produtivo, indústrias e agroindústrias do Pará para firmar compromisso de tolerância zero e fortalecimento de boas práticas de combate a estas ilegalidades no estado.


O programa terá grupo de influência sobre os assuntos abordados, estudo sobre o custo econômico do desmatamento no Pará, observatório florestal com produção e sistematização de dados e espaço para a visibilidade de cases e boas práticas das indústrias e agroindústrias que aderirem ao termo de compromisso.


Com isto, a proposta é estabelecer um ambiente positivo e de boas práticas que aliem produção do setor privado e conservação do bioma amazônico, ambiente empresarial forte e legal para atração de investimentos públicos e privados no estado.


Na ocasião, o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, destacou a união entre os setores para o desenvolvimento sustentável do estado. “Queremos um Pará digno que seja exemplo pro estado e pro mundo. Vamos levantar bandeiras em defesa da economicidade, produtividade, competitividade, da inclusão social e da geração de empregos. O ano da COP 30 é o ano da transformação e nós estamos nos colocando como protagonistas e porta-vozes dessa transformação”, pontuou.


A vice-governadora do estado Hana Ghassan ressaltou que a COP 30 é uma grande oportunidade para o estado e que a iniciativa da FIEPA ajuda na promoção de um diálogo necessário. “A Jornada COP+ posso chamar de um grande encontro que entendo ser muito importante na nossa caminhada. Vivemos um momento desafiador no nosso estado e encontros como esse promovem diálogos produtivos e efetivos. Um dos grandes legados que estamos trazendo da COP é exatamente a educação ambiental, porque nós estamos criando consciência ética. Precisamos de ações concretas que preparem a sociedade e o futuro para mudança de comportamento”, afirmou.


O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB) ressaltou a importância do diálogo com todos os setores da sociedade e a necessidade do alinhamento entre indústria e poder público. “É importante que a gente valorize o que é nosso e o que a nossa gente faz. Esse encontro é uma demonstração clara da busca do diálogo e do entendimento, o que é necessário para construir uma sociedade justa e fraterna. Com o diálogo, todos vão ganhar. Na democracia, só o diálogo é o caminho para construirmos os projetos que o estado precisa”, reforçou.


O encontro também contou com homenagens aos parlamentares e a empresários paraenses pelas contribuições para o setor produtivo do estado. As autoridades também ouviram os representantes de sindicatos da indústria sobre as demandas do setor na região.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.