Torneio reuniu dez equipes finalistas na Usina da Paz da Cabanagem numa manhã que contou com animação e integração entre escolas da capital e do interior.
Belém, PA - A equipe Selvatech, da Escola de Ensino Técnico do Pará, Eetepa, Tancredo Neves, de Ananindeua, foi a grande campeã do I Desafio Amazônico de Robótica, realizado durante o final de semana na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. Além de sair bem nas disputas entre robôs autônomos, a equipe também se destacou no projeto inovação, onde apresentou um filtro de baixo custo para reaproveitar a água da chuva para consumo humano. As notas finais foram formadas pela somatória desses dois quesitos.
O segundo lugar ficou com a equipe a Parabots, da Eetepa Professor Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo, conhecida como Cacau, de Icoaraci, distrito de Belém. Dentro do projeto inovação, a equipe apresentou técnicas de reutilização de matéria orgânica para transformá-la em biocombustível, criando um biodigestor para uso das comunidades rurais.
Em terceiro, ficou a equipe Nexus, também da Eetepa Tancredo Neves, que apresentou como elemento do projeto inovação técnicas de reaproveitamento de material de garrafas pet para criação de instrumentos musicais com o uso de uma impressora 3D. Parte das garrafas utilizadas para confecção do material foi retirada de rios do entorno de Belém, potencializando ainda mais a prática sustentável apresentada pela equipe.
Reconhecimento
Todos os integrantes da equipe campeã ganharam como prêmio um Notbook, cada um. Os estudantes que ficaram em segundos e terceiros colocados foram premiados com Smartphones. A competição foi uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, a Sectet, e contou com apoio da Fundação Guamá e da Universidade Federal do Pará, UFPA.
“Valorizar a robótica nas escolas é investir em pensamento crítico, resolução de problemas e, principalmente, em soluções sustentáveis para o meio ambiente. Este desafio mostrou que nossos jovens estão prontos para pensar a Amazônia com inteligência e compromisso com o futuro”, afirmou o titular da Sectet, Victor Dias.
Roann Almeida, estudante do curso técnico de informática e integrante da equipe Selvatech, falou com entusiasmo sobre a vitória. “Foi uma jornada intensa. A gente se dedicou muito ao projeto e ver tudo isso sendo reconhecido é uma alegria imensa. Nosso filtro de água da chuva é simples, mas pode mudar vidas. Isso mostra que a tecnologia pode ser acessível e útil. Estamos muito felizes e queremos dedicar essa vitória ao nosso professor Jean Vasconcelos por todo apoio e dedicação.”
Alegria e integração
A manhã de competição entre as equipes também foi marcada por muita animação, experiências científicas, distribuição de brindes e atividades educativas. “É um projeto que tem tudo para contar com novas edições porque vimos a importância que possui esse tipo de evento para a nossa comunidade. Vimos a integração entre alunos da Ilha do Marajó com estudantes da periferia de Belém. E isso é fundamental não somente para a competição em si, mas também para o futuro desses alunos”, pontuou o coordenador de juízes do torneio, Márcio Kenedy.
Entre os muitos visitantes que prestigiaram o evento estava Dona Beatriz Machado, de 91 anos, que fez questão de acompanhar a participação da bisneta na competição. Encantada com o que viu, comentou: “Nunca imaginei ver algo assim. Robôs? Na minha época isso era coisa de cinema. Estou encantada com tudo o que vi. Que coisa linda ver os jovens pensando e criando para o bem da natureza.”
A competição reuniu dez finalistas entre 65 escolas de diferentes cidades paraenses que participaram do Desafio. Além das equipes vencedoras, a competição também contou com a participação das equipes Veneza Bot, Dogo Warriors, Robô das Águas, Alpha Mecatrônicos, SIP Robotics, Icuí Tecnológico e Carimbótics. Todas com excelentes apresentações durante do torneio.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.