Primeira-dama tem primo no comando da Ouvidoria de Igor que vira símbolo de nepotismo importado Setor jurídico passa a ser vinculado à presidência e amplia suspeitas em contrato Régua do público em Belém favorece HB, mas deixa prefeito no seu metro quadrado
Registro

Exposição Catarse de Devoção tem visita guiada neste sábado

Paula Giordano fará percurso com o público na Galeria Benedito Nunes

  • 1335 Visualizações
  • 10/10/2023, 11:30
Exposição Catarse de Devoção tem visita guiada neste sábado

Inaugurada às vésperas do Círio de Nazaré, a exposição “Catarse de Devoção”, da fotógrafa paraense Paula Giordano, inicia sua programação de eventos neste sábado (14). A Galeria Benedito Nunes estará aberta em horário especial, das 09 às 13h, e às 10h a artista levará os presentes em uma visita guiada pela mostra. A atividade é gratuita e o projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.

Signo marcante do Círio de Nazaré, a corda é o foco da pesquisa de Paula, iniciada em 2012. Elemento disputado nas duas principais romarias, a corda tem o peso da ligação com o sagrado e tocar nela é, para muitos fiéis, tocar no divino. “Existe uma poética dramática que se descortina quando o homem através destes sacrifícios crê estar purificando a sua alma”, observa a artista.

Durante a visita guiada, Paula espera poder aproximar o público daquilo que sente quando fotografa essa fé capaz de superar os limites do corpo humano. Atividades como essa são essenciais para ampliar o debate sobre a arte e sobre o fazer artístico. “É uma oportunidade de fala e escuta mútuas, onde é possível maior proximidade com o processo do artista, mediando e criando pontes de interpretação”, analisa.





Com imagens em preto e branco e vídeo em tom documental, a mostra Catarse de Devoção segue com visitação aberta ao público até 28 de novembro, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, no subsolo do Centur. A entrada é gratuita.


PAULA GIORDANO

Paraense, é artista visual e médica. Realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA. É uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil.


SERVIÇO:  Exposição Catarse de Devoção tem visita guiada neste sábado. Data: 14/10/2023. Horário: 10h. Local: Galeria Benedito Nunes (subsolo do CENTUR). Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré. Entrada franca. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Debb Cabral


Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.