Os registros podem ser apreciados gratuitamente dentro do horário de funcionamento da Estação
A exposição fotográfica “50 anos, uma história contada com o olhar da fé”, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, chegou à Estação das Docas nesta terça-feira, 7. A abertura ocorreu no armazém 2, onde a mostra composta por fotografias que perpetuam a emoção e o trabalho dos voluntários da Guarda ficarão disponíveis para visitação até o dia 31 de outubro.
A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, recebe por mais um ano, atuando como apoiadora, a Exposição fotográfica que tem a realização da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Os registros podem ser apreciados gratuitamente dentro do horário de funcionamento da Estação, que atualmente abre de domingo à quinta, das 10h à meia-noite, e às sextas e aos sábados das 10h à 1h.
“Essa parceria com a Estação das Docas é de grande importância para nós, pois foi uma forma de aproximar o devoto, o visitante, e toda a sociedade à Guarda de Nazaré, e mostrar o nosso trabalho. A Guarda de Nazaré tem trabalho não só no Círio, mas durante todo o ano, trabalhos de evangelização, trabalho social, entre outros. Então poder realizar uma exposição em um dos principais centros turísticos da capital é poder contar a todos, através das imagens, o trabalho da assessoria de imprensa e desses homens marianos, todos voluntários”, conta Soraya Montanheiro, curadora da exposição.
Em comemoração aos 50 anos da Guarda de Nazaré a exposição é um coletivo de fotos antigas e atuais do acervo da instituição e dos integrantes da Assessoria de Imprensa do voluntariado que também doam seu trabalho e o dom de fotografar para os registro da doação do amor ao próximo.
A exposição traz imagens dos fotógrafos integrantes da Assessoria de Imprensa da Guarda: Cláudio Custódio, Carlos Michel, Igor Cordero, Salim Wariss, Oswaldo Forte, Soraya Montanheiro ( Guarda de Apoio ) e Manuel Ferreira.
“Anualmente nós fazemos essa coletânea de fotos de todos os membros da Guarda de Nazaré, que representam geralmente o trabalho de um ano. Porém, em comemoração aos 50 anos guarda, buscamos retrarar um pouco mais essa história, com misto de imagens novas e antigas, por meio das quais nós expomos uma história contada com o olhar da fé, que é justamente o olhar de quem vê a foto e também de quem fez a foto”, destaca Manuel Ferreira, diretor de comunicação da Guarda, que também possui fotos no acervo.
CÍRIO NA ESTAÇÃO
Além da Exposição da Guarda de Nazaré, a Estação das Docas está com uma série de programações especiais e gratuitas na semana do Círio de Nazaré, reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Diversas atrações prometem encantar turistas e visitantes. A programação conta com shows, rodas de carimbó, oficinas infantis e exposições.
A edição deste ano conta com a parceria da Vale, do Instituto Cultural Vale e projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Secretaria de Estado de Turismo e Governo do Estado do Pará.
Confira a programação completa do Projeto Círio na Estação, edição 2024:
28/09 a 12/10 – Exposição da Corda do Círio de Nazaré – Armazém 1
07 a 31/10 – Exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré - “50 anos, uma história contada com o olhar da fé ” – Armazém 2. Abertura às 18h do dia 7 (segunda-feira).
10/10 (quinta-feira) - na orla entre os Armazéns 1 e 2
18h às 19h – Pôr do Som Especial - Grupo Ayrakyrã
19h30 às 21h – Pôr do Som Especial – Frutos do Pará
21h30 às 23h - Banda Batidão do Melody
11/10 (sexta-feira)
18h às 19h – Planeta Liz no Círio de Nazaré – Show de Liah Soares - orla do Armazém 3
19h às 20h – Pôr do Som Especial - Grupo Parananim - orla entre os Armazéns 1 e 2
20h30 às 22h - Pôr do Som Especial – BFAM - orla entre os Armazéns 1 e 2
12/10 (sábado)
9h - Banda Sinfônica do Projeto Vale Música Belém - orla entre os Armazéns 1 e 2
13/10 (domingo) - orla entre os Armazéns 1 e 2
17h às 18h – Cortejo do Boi Veludinho
17h às 19h – Animação e oficinas infantis
19h às 21h – Grupo Irreverência
FUNCIONAMENTO NO CÍRIO
Na véspera do Círio, dia 12, a Estação abrirá das 6h às 15h, excepcionalmente. Já no domingo da procissão, 13 de outubro, o local funcionará das 11h à meia-noite, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira (14).
Fonte: Agência Pará/
Foto: Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.