Órgão pesquisa e analisa cenários para contribuir com iniciativas públicas e privadas
Com o objetivo de subsidiar o ciclo de políticas públicas e a tomada de decisão de gestores, academia e a sociedade civil, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou três produtos, no último sábado (18), durante a Feira Pará Negócios, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
O Radar de Indicadores das Regiões de Integração, o Barômetro da Sustentabilidade e o Anuário Estatístico do Pará, todos referentes ao ano de 2023, trazem informações das 12 Regiões de Integração (RI) e dos 144 municípios do Estado.
“Nós estamos procurando desenvolver uma nova matriz econômica no Pará. O governador Helder Barbalho tem defendido, em todos os cantos por onde passa, a necessidade do equilíbrio entre o desenvolvimento, a sustentabilidade, mas olhando para as pessoas. Isso só é possível se tivermos informação qualificada, pautada pela ciência. Apresentando os indicadores estatísticos das Regiões de Integração, os índices de sustentabilidade em uma análise conjuntural, certamente teremos empresas, empresários e pessoas interessadas em seguir desenvolvendo o estado. Temos informações para buscar, cada vez mais, uma população com boa qualidade de vida”, disse o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
Acesse os estudos lançados pela Fapespa no site www.fapespa.pa.gov.br
Anuário Estatístico do Pará – Na sua oitava edição, o estudo socializa dados, informações e registros administrativos sobre características do estado do Pará. As informações são estruturadas em cinco temáticas – Demografia, Economia, Meio Ambiente, Infraestrutura e Social -, em formato de tabelas, com todas as informações sistematizadas, como também mapas sobre o território paraense.
Radar de Indicadores das Regiões de Integração – Também na sua oitava edição, é formado por 10 temas (Demografia, Educação, Saúde, Mercado de Trabalho, Assistência e Previdência Social, Segurança, Meio Ambiente, Economia, Finanças Públicas e Infraestrutura). O Radar de Indicadores das RI apresenta, para todos os municípios do estado, indicadores e informações em forma de tabelas.
Barômetro da Sustentabilidade – Entendendo que a união dos eixos sociedade, meio ambiente e economia pode fornecer informações que orientam as ações para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade analisados, a Fapespa apresentou os Barômetros da Região de Integração Guajará – Ananindeua, Belém, Santa Bárbara do Pará, Marituba e Benevides. Para o ano de 2023, a meta é publicar os relatórios das 12 RI, além do relatório do Estado do Pará.
“É muito importante divulgar, disseminar essas ferramentas que são de grande importância para o nosso estado. É mais um esforço da Fapespa em trazer informações para a tomada de decisões da gestão dentro do nosso governo e municípios”, falou Atyliana Dias, diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (Detgi). “Ainda temos pela frente o lançamento do Atlas da Sustentabilidade, um outro importante projeto que está sendo desenvolvido”, completou Luziane Cravo, diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais (Dipea).
Fapespa também lançous estudos sobre o PIB - A fundação lançou na última sexta-feira (17) estudos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e sobre as Tabelas de Recursos e Usos (TRU) do Pará, Matriz de Insumo Produto (MIP) e sobre Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica, importantes ferramentas para entender os diversos aspectos econômicos do Estado. Na ocasião, também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para a execução de ações conjuntas com o intercâmbio de bancos de dados e informações sobre a economia paraense.
Agência Pará
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.