Lula mira açaí e diz que governo irá comprar de quem deixou de vender Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque

Membro de facção criminosa é preso pela Polícia Civil em Belém

O homem foi identificado como um dos responsáveis pelo ataque a tiros em um centro de treinamento no bairro Mangueirão, no dia 26 de junho deste ano

  • 32 Visualizações
  • 10/09/2025, 14:00
Membro de facção criminosa é preso pela Polícia Civil em Belém

Belém, PA - A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC) e com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), deu cumprimento, nesta terça-feira, 9, a um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão em desfavor de um homem que integra uma facção criminosa responsável por cobrança ilegais de valores - a chamada “taxa do crime” - no município de Belém.

 
“Nossas equipes deslocaram-se ao bairro da Cabanagem, onde conseguimos cumprir os dois mandados judiciais expedidos contra o sujeito. As investigações apontam que ele é um dos responsáveis pelo ataque a tiros que aconteceu em uma academia localizada no bairro Mangueirão, fato que ocorreu na madrugada do dia 26 de junho deste ano, após a vítima se recusar a efetuar valores relacionados à taxa do crime”, explicou o delegado Augusto Potiguar, responsável pela investigação.


As investigações seguem em andamento no intuito de reprimir a prática dos crimes de extorsão e, assim, identificar outros membros da facção criminosa que estejam exigindo valores de comerciantes e empresários na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado.


Os mandados foram expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado após parecer favorável do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPA).


“O preso vai responder por integrar organização criminosa, extorsão majorada e disparo de arma de fogo. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde passou pelos procedimentos de praxe, e está à disposição da Justiça”, finalizou o delegado.


Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.