Organizado pela FASE, evento terá painéis de debate, exposição fotográfica e mostra de cinema, nos dias 3 e 4 de setembro, em Belém
Belém, PA - Uma série de palestras e painéis, mostra de cinema, exposição fotográfica e atrações musicais estão na programação do Festival Saúva - Transição - Território - Clima, organizado pela FASE - Solidariedade e Educação, que será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Memorial dos Povos, em Belém.
O evento terá como temas justiça climática, transição justa e a participação da população e dos territórios de Belém no contexto da preparação para a Cúpula dos Povos rumo à COP 30, Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Iniciativa da FASE em parceria com a Confederação Única dos Trabalhadores (CUT), War on Want, Cúpula dos Povos Rumo à COP 30, Armazém do Campo, Grupo Carta de Belém e Fundo Dema, o Festival Saúva chega a Belém como espaço de expressão da diversidade do debate climático, de desconstrução de narrativas comuns dos espaços oficiais e para visibilidade das alternativas populares.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Políticas e Alternativas da FASE (NuPA), Maureen Santos, idealizadora do Festival, o encontro nasce da busca de diálogo com a sociedade sobre a agenda climática, que vai muito além dos debates formais das mesas de negociação das COPs porque está presente no dia a dia das pessoas, nos territórios urbanos, rurais, florestais e periféricos, impactando vidas.
“Reunir, em apenas dois dias, tantas pessoas inspiradoras e potentes, que lidam cotidianamente com as mudanças climáticas ou com as políticas relacionadas a elas, é uma chance única de compartilhar experiências de resistência e iniciativas concretas para enfrentar essa crise”, disse Maureen. “Nosso objetivo é amplificar vozes e promover visões alternativas, abrindo espaço para que as verdadeiras soluções inovadoras e inclusivas tenham seu lugar no debate público", assinalou.
Fundada em 1961, a FASE é uma organização não governamental de educação popular e defesa dos direitos humanos, sem fins lucrativos, com atuação nacional e unidades regionais em seis Estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição.
O Painel de Abertura do evento terá participação da secretária de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, e do deputado estadual Carlos Bordalo (PT/PA). Pela FASE, estarão Maureen Santos, coordenadora do NuPA, e Sara Pereira, coordenadora da FASE Amazônia. Letícia Tura, diretora executiva da FASE, estará no painel principal do primeiro dia, “Justiça climática na Amazônia: as soluções vêm dos territórios”.
Os outros painéis da programação são os seguintes: “Negacionismo, fake news e outras potocas”, “Justiça climática x Distrações climáticas”, “Clima de guerra”, “Lobby verde: poder e propaganda na COP30” , “Entrando no clima da COP 30”, “Onde termina a transição e começa a mudança?”, “Amazônia, interculturalidade e territórios de justiça climática”, “Onde está o dinheiro para o clima?” e “Da Amazônia para o mundo – Cúpula dos Povos rumo à COP30”.
Imagens da resistência
A Exposição Fotográfica do Festival Saúva mostra a trajetória de 64 anos da FASE em defesa da democracia e dos direitos humanos, por meio da educação popular. As fotografias expõem a resistência e a cooperação de comunidades da Amazônia e de regiões dos Estados de Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro. São imagens que revelam o trabalho de construção coletiva, manejo agroecológico, recuperação da cidadania urbana, defesa da água e do meio ambiente, luta por autonomia política e econômica das mulheres, fundado em soluções coletivas e moldado pelo protagonismo e esperança na transformação.
A exposição busca inspiração e mobilização. Ela está dividida em quatro causas políticas programáticas, Direito à Cidade, Soberania Alimentar, Justiça Ambiental e Direitos das Mulheres, que integram as equipes de trabalho em uma leitura global das questões e impasses gerados pelo modelo de desenvolvimento adotado no Brasil e suas alternativas.
Sobre a FASE
Desde a sua origem, no período de ditadura militar no Brasil, a FASE trabalha pela organização e pelo desenvolvimento local de comunidades tradicionais, mulheres, negros, quilombolas, sem-terra, sem-teto e agricultores familiares. Essa missão se consuma por meio de ações diárias: campanhas de mobilização, formação, produção de conhecimento, implantação de iniciativas locais, denúncias de violações de direitos, diálogo e proposições de políticas públicas.
A FASE tem por base intervenções territoriais e estaduais, por meio de seis programas regionais (Amazônia, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Rio de Janeiro), e ações em níveis nacional e internacional por meio do Núcleo Políticas e Alternativas (NuPA). Conta com dois mecanismos de apoio político e financeiro a sujeitos coletivos, suas organizações e projetos: o Fundo Dema, de caráter interinstitucional com abrangência regional, e o Fundo SAAP, com atuação nacional.
Serviço
Festival Saúva - Transição - Território - Clima.
Data: 3 e 4 de setembro de 2025.
Local: Memorial dos Povos, avenida Governador José Malcher entre rua Dr. Moraes e travessa Piedade, Belém.
Horário: 9 às 21 horas.
Realização: FASE - Solidariedade e Educação.
Evento gratuito e aberto ao público.
Confira a programação e inscreva-se em: https://fase.org.br/pt/noticias/festival-sauva-fase-realiza-festival-sobre-justica-climatica-em-belem-no-mes-de-setembro/
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.