Espaço moderniza o bairro do Reduto, amplia a mobilidade urbana e consolida novas opções de convivência, esporte e lazer para a população paraense
Belém, PA - O governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregam, nesta quinta-feira (2), em Belém, o Parque Linear da Nova Doca. Esta é a primeira obra considerada legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser entregue conjuntamente pelos dois chefes de governo, a seis semanas do evento internacional que terá como sede a capital paraense.
O projeto requalifica a Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, área central da cidade, e transforma o espaço em um novo polo de convivência, esporte e lazer, já acessível à população a partir da noite desta quinta-feira.
“Mais do que uma obra, o Parque Linear é um marco de transformação para Belém. A Nova Doca deixa de ser apenas uma avenida para se tornar um símbolo da cidade que estamos preparando para a COP30: moderna, sustentável e de frente para sua história e seu povo", afirmou o governador Helder Barbalho.
São quase 24 mil metros quadrados de área totalmente requalificada ao longo de 1,2 quilômetros de canal, a nova avenida conta com ciclovia, iluminação em LED, novas passarelas, paisagismo, quiosques com banheiros, redário, brinquedos acessíveis e áreas para práticas esportivas. Também reúne painéis solares com tomadas para carregamento de celulares.
Conectividade
A Nova Doca conecta-se ao Porto Futuro, integrando a frente ribeirinha de Belém e reforçando a identidade da capital paraense. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.
Muito antes de se tornar avenida ou canal, a Doca era um braço da Baía do Guajará, conhecida como Igarapé das Almas, ou ainda Igarapé das Armas. A primeira denominação remete a relatos populares sobre aparições sobrenaturais; a segunda, ao período da Cabanagem (1835), quando a área teria sido usada como esconderijo de armamentos.
A inauguração da chamada “Doca do Imperador”, em 1851, marcou o início da urbanização da área, consolidando-a como centro de escoamento de mercadorias, especialmente durante o ciclo da borracha. Com o fim desse ciclo, a região entrou em decadência. A partir da década de 1960, intensificaram-se as transformações urbanas, com a canalização do igarapé, obra que durou mais de uma década e deu origem à avenida como é conhecida hoje.
Nos anos 1970 e, posteriormente, em 1995, houve novas intervenções estruturais, mas poucas voltadas ao uso público. “Por se tratar de uma infraestrutura ligada ao saneamento, o espaço recebeu poucas ações desde sua concepção, o que gerou grande expectativa da população quanto à sua requalificação”, explica Rebeca Ribeiro, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (DPhac/Secult).
Serviço:
Entrega do Parque Linear da Nova Doca
Data: 2 de outubro (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Avenida Visconde de Souza Franco
Informações e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.