Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra, ainda, que o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera no quesito ‘rejeição' com quase 60%.
Belém, PA - A três meses e meio das eleições que irão escolher prefeitos e vereadores em todo o Brasil, o Instituto Paraná Pesquisas apresenta um novo cenário na corrida pela Prefeitura de Belém. A novidade é Igor Normando, candidato do MDB, que aparece em segundo colocado no cenário estimulado, com 18,4%. Lidera a disputa o deputado federal Eder Mauro (PL), com 30%. O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), aparece em terceiro com 13,4%.
Rejeição dos candidatos
O levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostrou, ainda, a quantas anda a rejeição dos belenenses pelos políticos que, este ano, oferecem seus nomes para assumir o Executivo municipal. Nesse quesito, o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lidera com 59,4%, quase o dobro do segundo colocado, o deputado Éder Mauro, que é rejeitado por 32,6% da população. Eguchi, Jefferson Lima e Thiago Araújo vêm em seguida com 13,4%, 11,5% e 8,8%, respectivamente. Igor Normando, com 7,6%, ocupa a 6ª posição entre os mais rejeitados.
Influência no voto
A pesquisa mostrou ainda o grau de influência de outros atores políticos na decisão do eleitorado para a disputa, em Belém. Quando questionado sobre em quem “votaria com certeza” na indicação para prefeito, 29% afirmaram que atenderiam a um pedido do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); 23,3% concordariam com a orientação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); e 19,6% aceitariam votar na indicação do atual presidente Lula, do PT.
Na otra ponta da linha, 23,4% disseram que jamais votariam numa indicação feita pelo governador Helder Barbalho. Outros 49,5% afirmaram que não votariam, de jeito nenhum, em um candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. E 47,8% afirmaram que jamais aceitariam votar em um concorrente indicado pelo presidente Lula.
Avaliação do governo municipal
A exemplo de levantamentos anteriores, a pesquisa do Instituto Paraná mostra que a administração do atual prefeito Edmilson Rodrigues, do PSOL, é, sem dúvida, uma das mais mal avaliadas de toda a história de Belém. De acordo com o levantamento, para 70,1% dos moradores da capital, a gestão de Edmilson Rodrigues é ruim ou péssima. Para 14,9% é regular. E outros 13% dos eleitores consideram ótima ou boa.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 14 de junho de 2024 com 800 moradores de diferentes bairros de Belém. Essa amostragem determina um grau de confiança de 95% para a pesquisa, que conta ainda com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O trabalho de cada entrevistador foi auditado em aproximadamente 20,0% para a garantia da qualidade dos dados coletados. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PA-04749/2024 para o cargo de Prefeito de Belém.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.