Celebração deve contar com a presença de duas mil pessoas
A igreja matriz de Mosqueiro será elevada a santuário, durante celebração religiosa agendada para o próximo domingo, 20, a partir das 17h. A coordenação da programação aguarda duas mil pessoas para a missa solene, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.
Segundo o padre Erick Araújo, pároco da igreja matriz de Mosqueiro, a elevação a santuário tem significado histórico, considerando o culto a Nossa Senhora do Ó, que antecede ao crescimento populacional do distrito de Mosqueiro.
A programação da elevação da igreja a santuário abrirá nesta quinta-feira, 17, e seguirá até domingo, 20, com ações voltadas ao mês vocacional da igreja católica. De acordo com o padre Erick Araújo, a mudança de igreja para santuário é um reconhecimento oficial da Arquidiocese de Belém da importância do templo de devoção a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro.
“Toda nossa região episcopal de Nossa Senhora do Ó está em festa com essa elevação a santuário, pois, seremos destino de peregrinos católicos do mundo inteiro”, informa o religioso.
História – A devoção a Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, teria origem na antiga Europa, trazida pelos padres da Companhia de Jesus, ordem religiosa de origem espanhola, sendo posteriormente, difundida pela Confraria que administrava a única igrejinha existente na ilha de Mosqueiro.
“A denominação de Freguesia Nossa Senhora do Ó para as terras da ilha, dada em 1868, parece revelar a imensa relação entre Mosqueiro e sua santa padroeira”, descreve o escritor Claudionor Wanzeller, em seu livro “Ilha de Mosqueiro: histórias e tradições”- editora Remando Contra a Maré – 2017.
Fé contínua - A ideia de criar os santuários nas oito regiões episcopais do Pará foi do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, para fomentar e dar relevância à devoção ao padroeiro das localidades onde funcionam as paróquias. A paróquia de Mosqueiro foi escolhida, segundo o padre Erick Araújo, pela grande devoção dos fiéis católicos a Nossa Senhora do Ó.
“A elevação da paróquia a santuário é um presente e vamos continuar trabalhando de forma contínua pela evangelização e amor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, que tem sua história de fé e devoção atreladas à habitação dessa terra, a partir da evangelização e agora será um centro de peregrinação”, destaca o padre.
“Cada primeiro sábado do mês uma paróquia da nossa região episcopal virá fazer visitas e romarias ao santuário em movimento contínuo de fé e não apenas no círio da nossa padroeira, seremos uma terra de romeiros”, complementa padre Erick Araújo, bastante otimista com a mudança.
Por Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.