Hostilidades entre os países fizeram mais vítimas nas últimas horas
O Irã lançou uma série mísseis contra Israel durante a noite deste domingo (15), ao mesmo tempo em que as hostilidades entre os dois países escalam rapidamente, entrando no quarto dia com o aumento de baixas e crescentes apelos internacionais por desescalada do conflito.
O Irã lançou uma nova onda de mísseis contra a região central de Israel ao longo da noite, com sirenes soando e defesas aéreas ativadas em todo o país, incluindo Tel Aviv e Jerusalém.
Vários edifícios residenciais foram atingidos e explosões foram vistas ao redor de uma refinaria de petróleo na cidade costeira de Haifa.
A rede elétrica na região central de Israel também foi danificada. O Irã enviou "centenas" de mísseis visando edifícios residenciais e infraestrutura em Israel, segundo a mídia iraniana.
A luz do dia nesta segunda-feira (16) trouxe mais ansiedade para os moradores israelenses enquanto avaliavam os danos, com as autoridades vasculhando os escombros e pessoas se abraçando nas ruas. Fotos de Tel Aviv mostram ruas cobertas de detritos, vitrines quebradas e edifícios e carros gravemente danificados.
Número de vítimas aumenta
Pelo menos oito pessoas foram mortas em Israel pelos ataques noturnos, elevando o número de mortos israelenses para 24 desde o início das hostilidades. Enquanto isso, pelo menos 224 pessoas no Irã foram mortas e 1.277 hospitalizadas, a maioria civis, conforme as autoridades iranianas e a mídia estatal.
O exército de Israel disse que jatos de combate atingiram centros de comando pertencentes à Força Quds, uma ala clandestina da Guarda Revolucionária do Irã.
No domingo, ataques israelenses visaram locais de mísseis e alvos militares no Irã, e mataram o chefe de inteligência da Guarda Revolucionária.
Trump rejeita plano de assassinato
Dois funcionários dos EUA disseram à CNN que o presidente Donald Trump rejeitou um plano israelense para matar o Líder Supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, negou veementemente os relatos de tal plano. Trump também disse que quer ver um acordo entre Israel e Irã e que acredita que "há uma boa chance" de isso acontecer, mas também disse que "às vezes eles têm que lutar".
Tanto o Irã quanto Israel alertaram os residentes do outro país para evacuarem áreas próximas a importantes locais militares por sua própria segurança.
Longas filas de carros apareceram em postos de gasolina em Teerã no domingo, enquanto moradores aterrorizados tentavam deixar a capital do Irã após dias de ataques israelenses.
Os preços do petróleo continuaram a subir no domingo, somando-se ao aumento de 7% da semana passada, à medida que o conflito ameaça o fornecimento global de petróleo.
Fonte: CNN
Foto: Reprodução
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.