Filas, humilhação e milhões em contrato milionário e solução zero para segurados Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Tradição

O 21º Arrastão do Círio será realizado no próximo sábado (7), em Belém

Cortejo integra a programação artística cultural da festividade nazarena

  • 802 Visualizações
  • 02/10/2023, 17:30
O 21º Arrastão do Círio será realizado no próximo sábado (7), em Belém

Buscando apoiar e valorizar o conjunto das manifestações culturais, o Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Semear disponibiliza recursos para a realização de inúmeras produções artísticas. É o caso do Arrastão do Círio, que através do fomento concedido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) terá sua 21ª edição no dia 7 de outubro. O evento é patrocinado pelo grupo Equatorial Pará.

Para além dos arrastões juninos, que acontecem há mais de 30 anos, o Instituto Arraial do Pavulagem busca manter vivas as tradições do nosso Estado. Às vésperas do Círio, o grupo promete trazer às ruas de Belém a manifestação da fé através da música e da dança. O lançamento oficial do evento foi realizado no dia 15 de setembro, no Teatro Gasômetro.

Este ano, o Arrastão do Círio vai percorrer o centro histórico da capital paraense, partindo da rua Boulevard Castilhos França até a Praça Dom Pedro II. No dia, a banda se apresentará com convidados especiais. Está prevista, também, uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, com o Batalhão da Estrela posicionado para louvar a Santa assim que ela chegar do Círio Fluvial.

Fomento - Neste ano, o Programa Estadual de Incentivo à Cultura, executado pela Fundação Cultural do Pará, recebeu uma ampliação substancial, saindo de 3 para 20 milhões, por meio da renúncia fiscal. Foi a maior quantia destinada à Lei nos últimos anos, numa parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

A FCP aceita projetos que visem promover o estímulo à pesquisa, aos estudos, à edição de obras e à produção de atividades artístico-culturais. Se aprovados via lei Semear, os proponentes estarão aptos para captarem recursos para a realização dos seus projetos. 

Manifestação - O Arrastão consiste em ações formativas e lúdicas com a culminância em cortejo cultural pelas ruas de Belém, visando o fortalecimento e a valorização da cultura brasileira praticada na Amazônia. Ele também tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões Juninos do Pavulagem. 

Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a barca de miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas). Também é possível ver elementos cênicos e personagens específicos da época, que harmonizam com as celebrações da época de Círio.

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, compartilha o sentimento de realizar a 21ª edição do Arrastão do Círio. “O cortejo do Círio é muito importante para nós, pois é através dele que participamos desse momento tão importante para o calendário do povo paraense”, explicou. 

“Podemos mostrar como a gente é capaz de trabalhar o imaginário popular desse período, que é recheado com uma religiosidade extremamente rica e importante. Como em todos os anos, estamos empolgados e com muita expectativa pra viver esse grande momento de alegria com todo mundo no Círio”, disse Ronaldo.

SERVIÇO

- Arrastão do Círio 2023

- Data: 07/10

- Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo, após o fim do Círio Fluvial)

- Local: Boulevard Castilhos França c/ Av. Presidente Vargas (partida) e Praça Dom Pedro II (chegada)

Por Agência Pará

Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.