As inscrições podem ser feitas no dia do evento e os interessados devem doar 1kg de alimento não perecível
Belém, PA - Em contagem regressiva para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, na próxima terça-feira (15), é realizado o "I Simpósio Multidisciplinar de Saúde e Ambiente: Um olhar para a COP30". O evento é organizado pela Universidade da Amazônia, Unama, por meio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Parasitologia, LASCP. As palestras acontecem no auditório David Mufarrej e as inscrições podem ser feitas no dia do evento, sendo necessário doar 1kg de alimento não perecível.
O debate tem como objetivo discutir os impactos da crise climática para a saúde e qualidade de vida de pessoas e animais, apontando alternativas sustentáveis e o desenvolvimento tecnológico para reverter as sequelas socioambientais. O Simpósio faz parte do calendário de ações voltadas à COP30, sob coordenação de João Cláudio Arroyo, presidente do Comitê da COP na Universidade da Amazônia. A programação é conduzida pelas professoras Luciana Nascimento e Luciana Oliveira, orientadoras da LASCP.
"A qualidade de vida humana e animal é impactada com as mudanças climáticas. Precisamos debater e articular maneiras de enfrentamento à crise ambiental. Esse é um assunto emergencial e não interessa somente especialistas, mas também a sociedade como um todo", afirma a orientadora e professora do curso de Nutrição da Unama, Luciana Nascimento. O credenciamento começará às 8h.
Programação:
9h - Abertura do Simpósio;
9h15 - Palestra Magna - “Mudanças climáticas e saúde pública”;
10h - “Saúde planetária: um novo paradigma para o bem-estar global”;
11h - “A importância da educação ambiental na promoção da saúde”;
11h45 - “Cidades sustentáveis e saudáveis: como o urbanismo impacta o bem-estar?”;
11h45 - Subtema 1: “Planejamento urbano e o bem-estar físico e mental dos cidadãos”;
12h30 - Subtema 2: “Planejamento de cidades para enfrentar desastres naturais e os efeitos das mudanças climáticas";
18h - “Poluição do ar e doenças respiratórias: causas, consequências e soluções”;
18h45 - “A importância da alimentação sustentável para a saúde humana e planetária”;
19h - “Poluição ambiental e a relação com a saúde mental”;
19h45h - “ Emergência climática e doenças negligenciadas: um novo desafio global”;
19h45h - Subtema 1: "Influência das alterações ambientais na epidemiologia das viroses";
20h30h - Subtema 2: "Impacto do desmatamento e queimadas na epidemiologia das doenças parasitárias”.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.