A revista geral visa reforçar o controle de suas 54 unidades prisionais durante o período do feriado prolongado
Belem, PA - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou nesta sexta,2, uma ampla revista e uma minuciosa fiscalização nas 54 unidades penais sob responsabilidade da secretaria, em todo o Pará. O trabalho, que pede reforço de alerta de todos os envolvidos no processo, se estenderá até o dia 5 de maio.
Embora a ação ocorra de forma simultânea em todo o estado, o foco principal está no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, localizado na Vila de Americano, na Região Metropolitana de Belém. O local concentra a maior população carcerária do estado, exigindo maior atenção da Seap.
Para garantir a efetividade e segurança da operação, a Seap mobilizou equipes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que deram suporte aos demais policiais penais envolvidos na revista de celas e blocos. Cerca de mil policiais participam diretamente da operação durante os quatro dias de ações preventivas.
Ações como a Revista Geral são rotineiramente realizadas antes de feriados, períodos de férias e festas de fim de ano. A medida busca se antecipar a possíveis movimentações identificadas pelo serviço de inteligência da Seap.
Resposta imediata
A rápida mobilização de cerca de mil policiais penais para inspecionar, em um único dia, as unidades do Pará evidencia o nível atual de preparo e resposta da Seap a qualquer situação que possa surgir nas casas penais.
O corregedor Bruno Pinheiro reforçou que as revistas fazem parte dos procedimentos regulares da Seap e são fundamentais para manter o controle das unidades. A presença da Corregedoria garante ainda mais rigor e qualidade no trabalho realizado tanto para os servidores quanto para os internos.
“Essas operações preventivas já fazem parte da rotina. A cada nova ação, estamos consolidando protocolos que previnem irregularidades administrativas e de segurança por parte dos presos. A Corregedoria acompanha tudo de perto, atuando junto à gestão operacional”, afirmou Pinheiro.
Foto: Ascom/Seap
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.