Operação 'Blue Pen' desarticulou esquema de venda ilegal de substâncias vindas do exterior, como anabolizantes e grande quantidade de materiais injetáveis
Belém, PA - A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação “Blue Pen” que resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de armazenar e comercializar anabolizantes e canetas emagrecedoras falsificadas no município de Irituia. A ação foi realizada pela Delegacia de Irituia, em conjunto com a Delegacia de São Miguel do Guamá e com apoio da Polícia Militar de Irituia e de São Miguel do Guamá.
A operação foi realizada em duas fases e teve como objetivo apreender e retirar de circulação canetas emagrecedoras que vinham sendo comercializadas irregularmente nos municípios de Castanhal, São Miguel do Guamá e Irituia.
Na primeira fase, após intensa investigação, o suspeito foi preso em flagrante. “Identificamos fornecedores de uma cadeia de comercialização de hormônios e canetas emagrecedoras oriundas do Paraguai, com atuação na cidade de Irituia. Diante disso, realizamos diligências e efetuamos a prisão do investigado, que portava dez tipos de anabolizantes e dois tipos de canetas emagrecedoras no momento da abordagem”, explicou o delegado Henrique Inácio, titular da Delegacia de Irituia.
O homem foi flagrado oferecendo substância controlada a um agente policial disfarçado. A investigação reuniu elementos probatórios consistentes da prática criminosa, incluindo mensagens trocadas em grupos de celular da cidade.
Na segunda fase da operação, após a prisão do investigado, as equipes se deslocaram até o município de São Miguel do Guamá, onde localizaram e apreenderam toda a carga que estava em posse do suspeito.
Foram apreendidas sete canetas emagrecedoras; 32 canetas de insulina; 25 frascos de anabolizantes injetáveis; comprimidos de anabolizantes de uso oral; 166 agulhas; 77 seringas hipodérmicas de 3 ml; 18 seringas de insulina de 1 ml; 143 agulhas hipodérmicas de 1 ml; quatro isopores pequenos; um cooler azul de pequeno porte; e uma frasqueira rosa com diversas gavetas internas.
O veículo utilizado pelo investigado também foi apreendido, com representação para sua destinação em favor de órgãos de segurança pública, conforme previsto no artigo 61 da Lei de Drogas.
A operação “Blue Pen” integra um conjunto de ações da Polícia Civil voltadas à proteção da saúde pública, uma vez que a comercialização de canetas emagrecedoras falsificadas representa grave risco à população. Esses produtos possuem venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme resoluções e portarias publicadas nos últimos meses.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.