Ação cumpriu mandados judiciais de prisão expedidos pela Justiça. Desde o dia 30 de abril, 15 homens foram presos em todo o Pará.
Belém, PA - A Polícia Civil do Pará prendeu nesta quinta-feira, 15, novos suspeitos de crimes sexuais graves praticados contra crianças e adolescentes. Desde o dia 30 de abril deste ano, 15 homens foram presos em todo o Pará a partir da operação “Caminhos Seguros”, que marca também o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Os homens presos nesta fase da operação foram conduzidos à Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA/Belém) para os procedimentos legais, incluindo registro dos boletins de ocorrência e requisição de exames periciais.
As equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) cumpriram vários mandados de prisão expedidos contra suspeitos de crimes, em sua maioria sexuais.
“As ações ocorreram de forma simultânea em Belém e em outros municípios da Região Metropolitana. Todos os mandados foram diligenciados e os alvos localizados receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente. Outros alvos são monitorados pelas equipes de investigação e inteligência, por isso a operação continua para que possamos dar cumprimento às prisões”, explicou a delegada Emanuela Amorim, diretora da DAV.
A Operação Caminhos Seguros é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de enfrentar, de forma articulada e qualificada, a violência sexual infantojuvenil. A ação ocorre em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“A operação Caminhos Seguros do MJSP teve início no dia 30 de abril passado. De lá para cá, mais de 15 homens envolvidos em crimes sexuais contra crianças e adolescentes já foram presos em todo o Pará. A ação continua até o final do mês de maio para que outros mandados de prisão sejam cumpridos”, finalizou a delegada.
Denúncias
Qualquer denúncia sobre abuso infantojuvenil pode ser realizada com garantia de sigilo e anonimato, através do Disque-Denúncia, pelo número 181, ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a Iara.
Foto: Ascom/PCPA
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.