Prefeitura também apurou o descarte de galhos em via pública
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), identificou uma série de crimes ambientais na Rua da Mata, no bairro da Marambaia. A fiscalização, realizada ontem, 15, constatou a poda irregular de dez árvores ao longo da via.
Além desses cortes sem autorização, os galhos e folhas foram descartados no canteiro central da Rua da Mata. Na quarta-feira, 16, os técnicos da Semma voltarão ao local para notificar os autores e mandantes dos crimes.
Crime ambiental
O Plano Municipal de Arborização Urbana de Belém considera crime ambiental suprimir, destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer modo, árvores e arbustos localizados em áreas públicas. De acordo com o decreto nº 6.514/08, art. 9º, o autor da poda ilegal está sujeito a pagar multa. Os valores variam de R$ 50,00 a R$ 50 milhões, dependendo da espécie, idade e tamanho do vegetal. A Semma encaminhará o caso também para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil.
Entre os casos registrados na Marambaia, os cortes feitos com facão em uma mangueira, espécie tombada como patrimônio histórico, segundo a Lei de Patrimônio Histórico, n° 7.709, de 18 de maio de 1994 no Capítulo VII, Art.52. Há também a poda de uma castanheira em frente a um residencial. Esta chama a atenção porque apenas os galhos do lado do condomínio foram retirados, deixando o vegetal desequilibrado.
Quando a poda ou corte do vegetal é feito de forma inadequada, há riscos de ocasionar deficiência no desenvolvimento estrutural da árvore, o que aumenta o risco de queda.
Manutenção
Diariamente, a Semma realiza podas nas árvores por toda a Belém, o que inclui os distritos. Na maioria dos casos, são feitas podas de limpeza, mas há outros tipos de podas, como de correção de ramos, redução de copa, poda de formação e poda de livramento de fachada.
Como pedir o serviço
O serviço de poda deve ser solicitado diretamente na Secretaria de Meio Ambiente. Para registrar o pedido, é necessário apresentar documento de identidade com foto, informar a localização do vegetal (rua principal e perímetro) e o motivo do requerimento. Não são aceitos pedidos feitos por e-mail ou por telefone. Em caso de emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop) deve ser acionado pelo número 190.
Denúncia
Para denunciar poda irregular, envie um e-mail com o local em que a poda ocorre ou ocorreu e imagens da atividade. E-mail: denunciameioambiente@semma.pmb.pa.gov.br
Fonte: Agência Belém
Foto: Ascom Semmas
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.