Comissão do Senado aprova projeto que obriga sites a bloquear pornografia infantil Pará volta a figurar na última posição em ranking nacional de progresso social Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Visagens

Professor lança livro de assombração em tradicional colégio de Belém

Fantasmas do Casarão relata visagens no Paes de Carvalho

  • 1774 Visualizações
  • 02/10/2023, 11:00
Professor lança livro de assombração em tradicional colégio de Belém

A obra tem um pouco mais de cem páginas escritas pelo professor Josué Leônidas Pinto da Costa. São 40 narrativas de visagens e assombrações registradas dentro do quase bicentenário Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC, 1841), localizado no centro comercial de Belém. A instituição de ensino também é conhecida como CASARÃO.

“As narrativas do livro foram colhidas a partir de conversas espontâneas que o autor teve com os próprios servidores que trabalham na intuição. O número de narrativas supera, de longe, o número de casos selecionados para a obra, o que evidencia que o colégio, tal como muitos prédios históricos de Belém, tem fama de visagento”, explica Josué Costa, professor de filosofia na rede pública.

 

A ideia de fazer a obra surgiu de uma curiosidade: o professor achou engraçado quando viu quatro funcionárias da limpeza do prédio caminharem em fila indiana para o anexo, parte conhecida pelos registros manifestações sobrenaturais. As meninas só andam em grupo para aquele lado, prevenindo-se dos previsíveis sustos.

 

Muitos funcionários também se interessaram em contar suas histórias em procuraram o professor para contar novidades. As estórias eram recebidas, escritas e publicadas nas mídias de acesso limitado aos funcionários. Alguns demonstraram interesse e alegre expectativa nas próximas publicações. Por que então não reunir as narrativas publicadas em um livro?

 

Assim surgiu o Fantasmas do Casarão, escrito numa linguagem simples e divertida, longe da tentativa de amedrontar quem o ler. “A ideia é relatar pelas palavras escritas uma tradição oral comum e antiga nos bastidores do colégio Paes de Carvalho”, explica o autor.

 

RANKING DOS LOCAIS VISAGENTOS EM BELÉM

Polo Joalheiro São José Liberto

Santa Casa de Misericórdia do Pará

Palácio Lauro Sodré Palácio Antônio Lemos

Colégio Estadual Paes de Carvalho

 

Fonte: Divulgação

Foto: Marx Vasconcelos/ Agência Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.