Do passado compartilhado à construção de um futuro sustentável, Temporada 2025 une França e Brasil em cultura, ciência e diálogo global.
São Paulo, SP - A Temporada França-Brasil 2025, organizada de abril a setembro na França e de agosto a dezembro no Brasil, é um conjunto de eventos e encontros que celebram 200 anos de relação diplomática e amizade entre os 2 países.
A decisão de organizar a Temporada foi tomada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2023, em Paris, com o objetivo de impulsionar a cooperação bilateral, fortalecer as respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, e apresentar a riqueza e diversidade da cultura de ambos os países.
“Da missão artística de Debret à voz de Ailton Krenak, a Temporada 2025 honra uma trajetória de fascínio e enriquecimento mútuo”, afirma Emmanuel Lenain, Embaixador da França no Brasil.
A Temporada está coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa em estreita colaboração com as Embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França, sob a autoridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países. Os comissários são Anne Louyot (programação no Brasil) e Emilio Kalil (programação na França).
“A França e o Brasil são dois parceiros estratégicos unidos por destinos comuns: o Atlântico Sul e a Amazônia. Por meio da programação da Temporada França-Brasil, queremos reafirmar que é através do diálogo, da cooperação e da cultura que podemos continuar construindo respostas justas e duradouras para os desafios de hoje e de amanhã”, destaca Emmanuel Macron, presidente da França.
A Temporada no Brasil
No geral, mais de 300 eventos acontecerão em 15 cidades brasileiras, com participantes vindo de 16 regiões francesas, assim como de vários países africanos, com o objetivo de estreitar as relações e o diálogo entre os 3 continentes. A participação ativa das regiões francesas das Américas (Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe) deve ser destacada.
Os eventos são frutos de intercâmbios e cooperações entre festivais, museus, teatros, universidades, empresas, ONGs, artistas, pensadores, pesquisadores, jovens, sociedades civis dos dois países.
Além do impacto simbólico e cultural, a Temporada desempenhará um papel estratégico nas relações internacionais e diplomáticas, consolidando o Brasil como principal parceiro da França na América do Sul nas áreas de cultura, ciência, sustentabilidade e inovação.
Essa iniciativa representa uma oportunidade única para fortalecer os vínculos entre as sociedades francesa e brasileira, promovendo o diálogo, a diversidade e a construção conjunta de um futuro mais sustentável, criativo e solidário.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.