Sete meses de portas fechadas, histórias muito mal contadas e fome dos vulneráveis Operações em áreas de garimpo impõem perdas milionárias a exploradores no Pará Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito
Ecletismo

Projeto Choro do Pará encerra com concerto no Teatro Waldemar Henrique

Apresentação será gratuíta

  • 857 Visualizações
  • 03/07/2024, 12:00
Projeto Choro do Pará encerra com concerto no Teatro Waldemar Henrique

O primeiro módulo de 2024 do projeto Choro do Pará será encerrado com um concerto no Teatro Waldemar Henrique, na próxima quinta-feira (4), a partir das 20h. A entrada é franca, e o repertório inclui músicas de renomados compositores como Luiz Gonzaga, Candinho, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Humberto Teixeira, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Paulinho Moura, Zé Dantas e Altamiro Carrilho.

 

Choro do Pará é um projeto que a Fundação Cultural do Pará (FCP) mantém há mais de 18 anos, sendo uma das primeiras escolas gratuitas de Choro do Brasil, de ensino não formal, que oferece a músicos profissionais, amadores, alunos de graduação em música e alunos das escolas técnicas de música, aulas que ocorrem regularmente na Casa das Artes por meio de oficinas de percussão, violões de seis e sete cordas, cavaquinho e instrumentos solo. 

 

Paulo Moura, coordenador de Linguagem Musical da FCP e responsável pelo projeto, explica que a importância do choro como gênero musical está em seu valor histórico e cultural. “O choro nasceu no Rio de Janeiro no final do século XIX e é uma síntese da música negra, branca e indígena. Tem características rítmicas e harmônicas que influenciaram muitos gêneros musicais brasileiros, como o samba, a bossa nova e o MPB. Por isso, projetos como o Projeto Choro do Pará são muito importantes para preservar e divulgar o legado cultural brasileiro. Além disso, a oportunidade de aprender um instrumento musical gratuitamente pode mudar a vida de muitas pessoas, dando uma profissão e um meio de expressão artística", conclui.

 

Moura destaca também a importância do projeto na formação de novos grupos musicais. "O projeto tem como objetivo não deixar o gênero choro morrer, fortalecer esse gênero e, a partir dele, formar novos grupos, como tem acontecido a partir das aulas gratuitas oferecidas, e também incentivar para que um músico amador ou profissional conheça o choro", conclui. A iniciativa já gerou vários grupos de choro, como o Charme do Choro, Fruto do Fruto e Choro com Café.

 

Serviço:

Evento: Encerramento do primeiro módulo do projeto Choro do Pará 2024
Data: 4 de julho (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República)
Entrada Franca.

 

Fonte: Agência Pará

Foto: Rafael Sampaio / Ascom FCPO

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.