Corrida por vagas no TRE Pará antecipa estratégias e o clima das eleições de 2026 Ponte frágil desafia estudantes, enquanto os políticos ensaiam promessas e lixo Custos de cartorários elevados tiram do mercado de trabalho usuário baixa renda

Trump anuncia segundo ataque a cartéis venezuelanos em meio a tensões com Maduro

O anúncio ocorre após um primeiro ataque no sul do Caribe, confirmado em 2 de setembro pelo secretário de Estado, Marco Rubio

  • 19 Visualizações
  • 15/09/2025, 22:00
Trump anuncia segundo ataque a cartéis venezuelanos em meio a tensões com Maduro

São Paulo, SP - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira, que ordenou um segundo ataque contra organizações criminosas que classificou como "cartéis de tráfico de drogas extraordinariamente violentos e narcoterroristas".


Em publicação na Truth Social, ele afirmou que a ação foi conduzida por militares americanos na manhã de hoje enquanto integrantes de um grupo venezuelano transportavam drogas em águas internacionais com destino aos EUA.


Trump disse que três homens morreram no ataque e que nenhuma força americana foi ferida. Ele reforçou que, em sua avaliação, "esses cartéis representam uma ameaça à Segurança Nacional, à Política Externa e a interesses vitais dos EUA". "FIQUEM AVISADOS - SE VOCÊ ESTIVER TRANSPORTANDO DROGAS QUE PODEM MATAR AMERICANOS, ESTAMOS CAÇANDO VOCÊ!", escreveu.


O republicano ainda declarou que as atividades dessas organizações causaram consequências "devastadoras nas comunidades americanas por décadas, matando milhões de cidadãos" e acrescentou que isso "nunca mais" será tolerado.


O anúncio ocorre após um primeiro ataque no sul do Caribe, confirmado em 2 de setembro pelo secretário de Estado, Marco Rubio. Na ocasião, Rubio disse que a embarcação havia partido da Venezuela e era operada por uma organização narcoterrorista.


Pouco depois do primeiro ataque, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que "defenderá a soberania do país" e pediu a Trump que abra diálogo para evitar um conflito.


O aumento das operações militares americanas no Caribe também levou Caracas a elevar o tom. Na semana passada, Nicolás Maduro anunciou a criação de 284 pontos de "frente de batalha" com tropas, policiais e milícias civis espalhados por todo o país. Segundo ele, a Venezuela está "pronta para uma luta armada, se for necessário”.


Foto: Divulgação

Estadão conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.