Guerra tem noite de troca violenta; Kiev diz ter afundado mais dois navios de Putin
São Paulo, SP - Em uma noite de grande atividade militar na Guerra da Ucrânia, Kiev promoveu um mega-ataque com mísseis contra a Crimeia e disse ter afundado dois navios russos neste domingo, 24, em Sebastopol, a sede da abalada Frota do Mar Negro de Vladimir Putin.
Já Moscou lançou pela terceira noite seguida um grande bombardeio aéreo, desta vez colocando a Polônia em alerta quando um de seus mísseis violou o espaço aéreo do país.
A rápida escalada ocorre uma semana após Putin se reeleger pela quinta vez na Rússia e prometer vingança pelos ataques dos ucranianos à região de Belgorodo, no sul do país que invadiu o vizinho em 2022.
Além disso, Kiev passou a lançar drones contra refinarias, o que gerou protestos relatados por seus aliados ocidentais, temendo exatamente o recrudescimento da guerra e impactos no preço do barril de petróleo. Ainda assim, uma usina foi atingida sem muito impacto no sábado em Samara (centro russo).
Oportunismo
Coroando o processo, houve o ataque terrorista que matou ao menos 137 pessoas em uma casa de shows de Moscou na sexta, 22, que foi assumido pelo grupo Estado Islâmico, mas que o presidente russo tratou de ligar à Ucrânia ao dizer que os agressores tadjiques presos seriam recebidos na fronteira do país vizinho.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, rejeitou a acusação e disse que o rival está querendo disfarçar o fracasso em proteger a população de sua capital. Neste domingo, dia oficial de luto pela tragédia, cerimônias ocorrem em toda a Rússia.
Vulnerabilidade da frota
Já na noite de sábado, 23, era possível inferir a magnitude do ataque ucraniano à Crimeia, península que Putin anexou em 2014 após o governo pró-Rússia no vizinho ser derrubado, em um dos primeiros movimentos que levaram à guerra atual.
Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, dois grandes navios de transporte, o Azov e o Iamal, foram afundados. Ambos são da classe Ropucha, com 112 metros e grande valor tático - um outro havia sido destruído em fevereiro.
A vulnerabilidade da frota russa é um problema desde o início da guerra para Moscou, que perdeu, logo em abril de 2022, sua nau-capitânia na região, o cruzador Moskva. Como tiveram sua Marinha destruída, os ucranianos trabalham com mísseis e drone aquáticos de difícil detecção.
Polônia em alerta
Um dos mísseis colocou a Polônia, a belicista vizinha da Ucrânia que é integrante da Otan [aliança militar ocidental] em alerta. Às 4h23 (0h23 em Brasília), um modelo de cruzeiro violou o espaço aéreo polonês na região de Oserdow, no leste do país.
Ele voou por 39 segundos a 800 km/h, penetrando 2 km do território antes de voltar para seu rumo na Ucrânia, onde atingiu a área de Lviv. As defesas aéreas polonesas entraram em alerta e o governo disse que irá demandar uma explicação de Moscou.
Não é a primeira vez que isso ocorre. Em novembro, houve um incidente semelhante e em dezembro, restos de um míssil russo não-detectado foram achados numa floresta do país. Em fevereiro a movimentação de bombardeiros russos fez Varsóvia colocar caças no ar.
O incidente mais sério, contudo, ocorreu em 2022 quando um míssil matou duas pessoas numa fazenda fronteiriça, elevando o temor do espraiamento do conflito. O projetil, contudo, era ucraniano.
Foto:@Sprinter99800/X
Com a Folha
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.